Em 1884, representantes de 25 países se reuniram em Washington, nos EUA, e oficialmente dividiram o mundo em 24 fusos diferentes. Foi determinado que o fuso 0º, ou meridiano inicial, ficaria em Greenwich, cuja hora recebeu o nome de GMT. A partir dele, foram estabelecidos os outros limites para os fusos.
Eles foram criados na Conferência de Washington, nos Estados Unidos, em 1884. São 24 fusos - um por hora que a Terra leva para completar um giro em torno do próprio eixo -, delimitados por meridianos (linhas imaginárias traçadas entre os dois polos da Terra, que determinam as longitudes).
Os fusos horários foram estabelecidos porque, em razão do movimento de rotação da Terra, as várias porções da superfície terrestre são iluminadas de forma diferenciada no decorrer do dia. Para dar uma volta completa em torno de si, o planeta gira 360º e faz isso em um dia, ou seja, em 24 horas.
Como calcular o fuso horário
Concluiu-se então que cada 15° do globo terrestre correspondem a 1 hora (ou 60 minutos). A partir daí, o mundo foi dividido em 24 zonas marcadas pelos meridianos - linhas imaginárias traçadas entre os polos -, e cada espaço entre dois meridianos passou a determinar um fuso horário.
O Brasil, desde 2013, passou a contar novamente com quatro fusos horários. O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários.
26 curiosidades que você vai gostar
Para descobrir os graus dos fusos, utilizam-se os 360º de circunferência terrestre, então se divide este número por 24 horas de um dia. Assim, é encontrado o número de 15º. Portanto, cada 15º representam 1 hora. Os fusos são contatos a partir da longitude, com base no Meridiano de Greenwich.
Inicialmente, apenas um único fuso cobria todo o território nacional, o que mudou em 1913, quando o decreto de lei nº 2.784 – sancionado pelo então presidente Hermes da Fonseca – determinou quatro fusos horários, de modo a organizar melhor a distribuição dos horários com base no Meridiano de Greenwich, criado algumas ...
A partir da Conferência Internacional do Meridiano (1884), realizada em Washington (EUA), definiu-se o Meridiano de Greenwich (0°) como o marco zero da contagem do tempo no planeta. Já a Linha Internacional da Data (180°), também chamada de antimeridiano de Greenwich, foi definida como o ponto de passagem de dias.
O meridiano inclui o Estreito de Bering e algumas ilhas do Pacífico, como Samoa e Kiritimati (uma ilha de Kiribati), lugares que veem o Sol raiar primeiro todo santo dia.
O sistema de fusos horários surgiu com o objetivo de padronizar a contagem das horas no mundo, facilitando assim as comunicações, o comércio internacional e as viagens. O marco zero para essa contagem é o Meridiano de Greenwich (0°), que fica no centro do fuso horário inicial.
A Linha Internacional de Data (LID) é uma linha imaginária que vai do extremo oeste ao extremo leste do planeta. Essa linha separa o continente americano da Ásia e da Oceania. Também é conhecida por antimeridiano de Greenwich.
No ano de 2008, um decreto legislativo fez com que o Acre e o extremo oeste do Amazonas fossem integrados ao fuso horário GMT -4, e o Brasil passou a ter oficialmente três fusos horários.
O Brasil possuía quatro fusos horários, até o ano de 2007, a partir de 2008 o quarto fuso foi extinto e passou a vigorar somente três fusos no território. Assim, a parte onde abrange o Acre e parte do Amazonas foi incorporada ao fuso -4.
Aproximadamente três anos depois do referendo, em outubro de 2013, o Senado Federal aprovou o projeto de lei restabelecendo o horário no Acre e em parte do Amazonas.
Os fusos horários correspondem à padronização dos horários nos diferentes locais do planeta Terra. Os fusos são medidos de acordo com a posição geográfica longitudinal e são divididos por linhas imaginárias chamadas meridianos.
UTC + 14:00 é o fuso horário onde este mesmo é contado a partir de quatorze horas a mais em relação ao horário do Meridiano de Greenwich. O UTC+14 é o 1º fuso horário do mundo, ou seja, os locais nesse fuso horário são os primeiros a entrarem num novo dia e no Ano Novo.
Para transformar as longitudes em fusos horários, basta dividir o valor delas por 15, pois cada fuso corresponde a 15º de longitude, logo:Japão: 135º Leste: 135 ÷ 15 = 9 GMT. ... Brasília: 45º Oeste: -45º ÷ 15 = -3 GMT. ... 9h19min - 12h = 21h19min do dia anterior.
A mudança havia ocorrido após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre. Na ocasião, Viana defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente.
No Brasil, existem 4 fusos horários. Os fusos do Brasil estão a oeste do Marco Zero, incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal.
Jet lag (redução de jet plane, avião a jato ; e lag, atraso ; ambos em inglês), também conhecido como síndrome da mudança de fuso horário, é um termo que se refere à alteração no ritmo circadiano do organismo humano após mudanças no fuso horário causadas por longas de viagens de avião.
As fronteiras entre países foram estabelecidas no decorrer da história, pela ocupação populacional, acordos entre nações ou conquistas militares. Historicamente as fronteiras foram, em geral, influenciadas por fatores étnicos, linguísticos e culturais de uma dada população.
Motivações para a mudança
A mudança de fuso horário foi uma proposta do então senador Tião Viana (PT-AC), que defendia a alteração por julgar que a diferença de horário entre o Acre e os estados vizinhos prejudicava o estado econômica e culturalmente.
E o governo, às vezes, toma decisões peculiares. É a Rússia, maior país do mundo em extensão longitudinal. Ao todo, 11 fusos horários e mais de 10 mil quilômetros separam a região oeste do extremo leste.
Ao cruzar a linha de oeste (direção do pôr-do-sol) para leste (direção da nascente) volta-se um dia, ou seja, é necessário atrasar um dia no calendário e, ao passar de leste para oeste ganha-se um dia, ou seja é necessário adicionar um dia no calendário.
A Linha Internacional de Data (LID) ou linha internacional de mudança de data é um traço imaginário na superfície situado no lado aposto ao meridiano de Greenwich – no meridiano 180º – e que determina a mudança de data.
O que é passar por uma perícia judicial?
Quando devo usar um óculos para longe?
Como utilizar a plaina elétrica?
Como funciona As correias transportadoras?
Como funcionam as aulas em uma faculdade?
Como funciona aposta múltipla no Sportingbet?
Como se chama o elemento que faz uma válvula pneumática elétrica atuar?
Como registrar um contrato social na Junta Comercial SP?
Como funciona uma câmera fotográfica?
Como referenciar Política Nacional de Humanização?
Porque a TV de Plasma tem esse nome?
Como vender um imóvel de herança?
Como é feita uma sessão de musicoterapia?
É possível registrar imóvel online?