Ouça em voz altaPausarO Renascimento surgiu nas Repúblicas Mercantis Italianas, de onde eram oriundos os principais mestres renascentistas (da Vinci e Michelangelo, por exemplo) e influenciou o surgimento de movimentos semelhantes nos Países Baixos, no Reino Unido, na França e na Península Ibérica.
Ouça em voz altaPausarPor Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.
Ouça em voz altaPausarA Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou sua expressão mais típica, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, França, Alemanha, Países Baixos e Península Ibérica.
Ouça em voz altaPausarOutros importantes compositores dos Países Baixos são Guillaume Dufay, Johannes Ockeghem, Jacob Clemens non Papa e Adrian Willaert. Orlando di Lasso, um flamenco que viveu na Itália quando ainda era novo e passou a maior parte de sua carreira em Munique, foi o principal compositor do final do Renascimento.
Ouça em voz altaPausarFamílias das cidades – Estado italianas de Gênova, Veneza e Florença acumularam imensas fortunas com a atividade comercial nas feiras locais e com as relações mercantis com os povos do Oriente.
Ouça em voz altaPausarNa região dos Países Baixos e Flandres observamos a consolidação de uma rica burguesia mercantil que investia grandes quantidades no financiamento de vários artistas locais. Em muitos casos, os artistas flamengos pintavam retratos, cenas do cotidiano ou temas religiosos.
Ouça em voz altaPausarMovimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV. O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
Florença
Ouça em voz altaPausarFlorença é o berço do Renascimento e ponto obrigatório para amantes da arte. Metrópole italiana é considerada o centro do humanismo europeu, com figuras como Dante, Giotto e Leonardo da Vinci. Exposição em Bonn atravessa 700 anos de arte e história em Florença.
O Renascimento se desenvolveu primeiramente em algumas cidades italianas, propagando-se posteriormente para o resto da Europa, esse movimento se desenvolveu em várias áreas do conhecimento.
Embora tenha se manifestado, sobretudo, no campo cultural, o Renascimento teve impacto sobre a política, economia, religião e mentalidade da sociedade europeia. O movimento renascentista recebeu esse nome posteriormente, em razão da valorização da Antiguidade Clássica - em especial a cultura greco-romana -, uma de suas principais características.
Portugal. A influência do Renascimento em Portugal estende-se de meados do século XV a finais do XVI. Embora o Renascimento italiano tenha tido um impacto modesto na arte, os portugueses foram influentes no alargamento da visão do mundo dos europeus, estimulando a curiosidade humanista. [141]
O Renascimento Cultural foi um movimento laico (não eclesial), racional e científico ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI, que influenciou profundamente o mundo ocidental desde então. Mas em que consistia este movimento e por que foi tão importante?
Como é formado a gordura localizada?
Qual a diferença entre água doce e água potável?
Vai ter com a formiga ó preguiçoso significado?
Qual chá é bom para o cérebro?
Qual é o salário de um K Idol?
Qual a melhor fruta para quem tem diabetes?
Como configurar a voz no Google?
O que é um animal invertebrado?
O que está escrito em Provérbios 18 21?
Como o rato morre com chumbinho?
Qual o melhor analgésico para quem tem pressão alta?
Quais são os marcadores bioquímicos?
Como fazer coagulante em casa?