Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.
Os girondinos foram um grupo político que participou da Revolução Francesa. Embora não fossem radicais, os girondinos reagiram com violência às medidas radicais tomadas pelos jacobinos durante a fase da Convenção Nacional. Chegaram a promover perseguições, conspirações e até assassinatos de jacobinos.
O Diretório, criado em 1795, marcou a retomada de poder dos girondinos na condução do processo revolucionário francês. ... Entre as primeiras medidas tomadas, o novo governo criou uma nova constituição que colocava cinco integrantes à frente do Poder Executivo.
Os girondinos mais representativos eram o deputado Brissot e o Ministro Roland, em cuja casa, o salão da Mme. Roland, reunia-se a elite dos girondinos e dos jacobinos.
Assim, em 9 de novembro de 1799 (18 Brumário de acordo com o calendário da Revolução), o popular general Napoleão Bonaparte liderou a derrubada do Diretório, instalando o Consulado. ... Como um todo, o período é conhecido como Era Napoleônica, e marca a solidificação dos ideais burgueses no governo francês.
No dia seguinte, 9 Termidor, na Convenção, ao final de um debate dramático, é decretada a prisão de Robespierre. A insurreição liderada pelos Jacobinos e pela Comuna fracassa e ele é guilhotinado com seus partidários em 10 Termidor. Sua queda não ocasiona o fim dos Jacobinos de imediato.
Os Girondinos defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo. ... Defensores de um sistema republicano moderado, os girondinos eram favoráveis a exclusão dos mais pobres das eleições.
Durante a Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Período dos Jacobinos, foi um momento da história da França compreendido entre 5 de setembro de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos que foi um precursor da ideia de um Terrorismo ...
Girondinos (do francês girondin, por ter sido formado em torno de deputados do departamento da Gironda) era a denominação de um grupo político moderado da Assembleia Nacional (onde, juntamente com os jacobinos, de Robespierre, e os cordeliers, de Danton, representavam o Terceiro Estado) e da Convenção Nacional francesa, chefiado por ...
De fato, o líder dos girondinos, Jacques-Pierre Brissot, frequentara anteriormente o Grupo Jacobino. Jacques Pierre Brissot. Pintura de Nicolas Fouquet, 1792. Nos primeiros anos da Revolução Francesa, os grupos ainda tinham mais semelhanças do que diferenças, lutando pela reforma como um todo do Antigo Regime.
Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Eram assim chamados, pois faziam parte do partido político conhecido como Gironda. Liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos compunham o Terceiro Estado, junto com os Jacobinos e os Cordeliers.
Quando Luffy se transforma pela primeira vez?
Qual o melhor capim para solos arenosos?
Como programar um post no Facebook?
Qual é a fruta que é mais rica em vitamina?
O que é a cláusula ad judicia?
Qual o papel do ergonomista ao analisar uma situação de trabalho?
Qual o padrão de beleza do brasileiro?
Como calcular a necessidade de investimento em giro Nig?
Quando o quinto dia útil cai no feriado?
Como fazer a planta de um imóvel já construído?
Qual o signo do dia 22 de janeiro?
Quem tem mais infarto o homem ou a mulher?
Quem tem o nome sujo pode abrir uma conta no Itaú?
Que efeito o refrão imprimir no texto?