Tubos metálicos, pilares e blocos de concreto maciço sustentam os 9 quilômetros de pista sobre o mar. A obra pode ser dividida em três seções principais, que foram construídas simultaneamente: a ponte propriamente dita, sobre a baía da Guanabara, as vias de acesso no Rio de Janeiro e as vias de acesso em Niterói.
Mais de trinta pessoas perderam a vida durante as obras da Ponte Rio-Niterói, de acordo com jornais da época. Entretanto, muitos pesquisadores afirmam que o número de mortos é bem mais elevado. “Morreram vários operários. Em um dos acidentes, eu me lembro bem, morreram 12 pessoas, inclusive um engenheiro.
Se alguns corpos não foram resgatados, é porque desapareceram na baía, mas não concretados. No máximo, morreram 30 pessoas durante a construção - garante Contarini.
seis anos
A obra demorou pouco mais de seis anos e foi entregue em 1974. Na época da inauguração, era a segunda maior do mundo. Atualmente, continua sendo a maior do hemisfério Sul em concreto e a décima-primeira mais extensa do mundo.
13,29 km
A Ponte Rio-Niterói atravessa a Baía de Guanabara ligando as cidades de Niterói e Rio de Janeiro, com um comprimento total de 13,29 km.
Rio de Janeiro Ponte Rio-Niterói/Localização
O custo da ponte, ao final da obra, ficou em torno de Crz$ 800 milhões, quase quatro vezes mais do que o valor do primeiro contrato.
Em 2004, a adoção de um sistema de atenuantes criado pela COPPE/UFRJ diminuiu em 80% as oscilações.
O custo da ponte, ao final da obra, ficou em torno de Crz$ 800 milhões, quase quatro vezes mais do que o valor do primeiro contrato.
13,29 km
A Ponte Rio-Niterói atravessa a Baía de Guanabara ligando as cidades de Niterói e Rio de Janeiro, com um comprimento total de 13,29 km. Depois de ultrapassada a ponte, é possível percorrer 4.577 km de BR-101, desde Touros, no Rio Grande do Norte, até Rio Grande, no Rio Grande do Sul, sem interrupções.
O Diário do Rio conta a história da Ponte Rio-Niterói, oficialmente chamada Presidente Costa e Silva. Alguns relatos antigos afirmam que o projeto da Ponte Rio-Niterói é do ano 1875.
As obras tiveram início em janeiro de 1969. Uma estrutura de aço apoia a de concreto e asfalto da Rio-Niterói. Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz. O da ponte de aço foi o norte-americano James Graham.
Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz. O da ponte de aço foi o norte-americano James Graham. Toda a estrutura que foi utilizada nas obras da Ponte Rio-Niterói foi fabricada na Inglaterra em módulos que chegaram ao Brasil por transporte marítimo.
Se na época do Império ainda não haviam soluções possíveis para erguer uma ponte sobre os 9 quilômetros de água que separavam o Rio de Janeiro de Niterói, no final da década de 1960, isso já era possível. No entanto, as dificuldades eram muitas.
Onde encontro o número do registro profissional?
Como selecionar vários itens no CAD?
Como remover tinta em porta de madeira?
Como selecionar vários itens no drive?
Como cortar a imagem no Photoshop cs6?
Como saber o número do SUS online?
Como limpar a tinta da tela de silk?
Como selecionar o certificado digital?
O que fazer para tirar tinta do pincel?
Como saber a matrícula do IFBA?
Quais frutas têm mais agrotóxico?
Qual valor da taxa da conta corrente Itaú?
Como ver todas as notas de rodapé no Word?
Como selecionar mais de uma imagem no Libreoffice?
Como tirar a sombra do render Promob?