Tubos metálicos, pilares e blocos de concreto maciço sustentam os 9 quilômetros de pista sobre o mar. A obra pode ser dividida em três seções principais, que foram construídas simultaneamente: a ponte propriamente dita, sobre a baía da Guanabara, as vias de acesso no Rio de Janeiro e as vias de acesso em Niterói.
Mais de trinta pessoas perderam a vida durante as obras da Ponte Rio-Niterói, de acordo com jornais da época. Entretanto, muitos pesquisadores afirmam que o número de mortos é bem mais elevado. “Morreram vários operários. Em um dos acidentes, eu me lembro bem, morreram 12 pessoas, inclusive um engenheiro.
Se alguns corpos não foram resgatados, é porque desapareceram na baía, mas não concretados. No máximo, morreram 30 pessoas durante a construção - garante Contarini.
seis anos
A obra demorou pouco mais de seis anos e foi entregue em 1974. Na época da inauguração, era a segunda maior do mundo. Atualmente, continua sendo a maior do hemisfério Sul em concreto e a décima-primeira mais extensa do mundo.
13,29 km
A Ponte Rio-Niterói atravessa a Baía de Guanabara ligando as cidades de Niterói e Rio de Janeiro, com um comprimento total de 13,29 km.
Rio de Janeiro Ponte Rio-Niterói/Localização
O custo da ponte, ao final da obra, ficou em torno de Crz$ 800 milhões, quase quatro vezes mais do que o valor do primeiro contrato.
Em 2004, a adoção de um sistema de atenuantes criado pela COPPE/UFRJ diminuiu em 80% as oscilações.
O custo da ponte, ao final da obra, ficou em torno de Crz$ 800 milhões, quase quatro vezes mais do que o valor do primeiro contrato.
13,29 km
A Ponte Rio-Niterói atravessa a Baía de Guanabara ligando as cidades de Niterói e Rio de Janeiro, com um comprimento total de 13,29 km. Depois de ultrapassada a ponte, é possível percorrer 4.577 km de BR-101, desde Touros, no Rio Grande do Norte, até Rio Grande, no Rio Grande do Sul, sem interrupções.
O Diário do Rio conta a história da Ponte Rio-Niterói, oficialmente chamada Presidente Costa e Silva. Alguns relatos antigos afirmam que o projeto da Ponte Rio-Niterói é do ano 1875.
As obras tiveram início em janeiro de 1969. Uma estrutura de aço apoia a de concreto e asfalto da Rio-Niterói. Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz. O da ponte de aço foi o norte-americano James Graham.
Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz. O da ponte de aço foi o norte-americano James Graham. Toda a estrutura que foi utilizada nas obras da Ponte Rio-Niterói foi fabricada na Inglaterra em módulos que chegaram ao Brasil por transporte marítimo.
Se na época do Império ainda não haviam soluções possíveis para erguer uma ponte sobre os 9 quilômetros de água que separavam o Rio de Janeiro de Niterói, no final da década de 1960, isso já era possível. No entanto, as dificuldades eram muitas.
Qual a fórmula utilizada para calcular a velocidade média de um corpo?
Como fazer o pedido de um hidrômetro?
Como calcular a rigidez de um material?
Como testar potência da fonte do PC?
Para que serve o remédio Neodexa spray?
Qual a quantidade ideal de massa muscular?
Como medir tamanho pelo celular?
Como se calcula uma tarefa de terra?
O que significa a geração P Como surgiram as gerações F1 e F2?
Como saber se a estratégia de marketing digital está funcionando?
Como surgiu os deuses nórdicos?
O que é avaliação por competências na Educação?
Como os direitos sociais foram conquistados?