O boro é um elemento químico de símbolo B, número atômico 5 com massa atómica 11 u. Ele é exclusivamente produzido pela espalação de raios cósmicos e não pela nucleossíntese estelar e, por esse motivo, é um elemento escasso tanto no sistema solar quanto na crosta terrestre.
O boro foi descoberto em 1808 em Londres, Inglaterra, pelo químico inglês Sir Humphrey Davy (1778-1829) e em Paris, França, pelo físico e químico Louis Joseph Gay-Lussac (1778-1850) e pelo cientista francês L. J. Thenard. O nome boro deriva do árabe buraq. ... O boro não reage quimicamente com facilidade.
Onde podemos encontrar o boro? – os principais depósitos de minerais contendo boro estão localizados em: Califórnia, Estados Unidos; Kirka, Turquia; Chile; China e região de Vladivostok na Rússia.
Tem um importante papel na fisiologia animal e vegetal, atuando nos processos metabólicos relacionados à estrutura óssea e à produção de minerais. Tem sido muito aplicado na produção de suplementos para o tratamento de deficiências de cálcio, magnésio e vitamina D.
O Boro disponível para as plantas encontra-se na solução do solo como ácido bórico (em condições de pH neutro) e como ânion borato (a elevados valores de pH) e pode ser absorvido tanto por via radicular (raízes) como foliar (folhas). Um fator muito importante para a sua disponibilidade do solo é o pH.
38 curiosidades que você vai gostar
O boro (símbolo B) é um elemento do grupo dos não-metais, mais precisamente do grupo 13 e se encontra no segundo período da tabela periódica.
Características do boro
O boro, em sua forma pura, é um ametal de coloração preta lustrosa. Apesar de quebradiço, na escala Mohs de dureza, que varia de 1 a 10 e quantifica a resistência ao risco que uma substância possui sobre outra, o boro apresenta valor de 9,3, bem próximo ao limite máximo.
Dosagem. Não existe uma dose recomendada para o boro, no entanto o consumo médio de boro gira entorno às 1-2 mg/dia em adultos e a ingestão diária arredor de 1-3 mg considera-se benéfica. Para diminuir o risco de osteoporose, os profissionais da saúde recomendam de 5 à 59 mg/dia.
Frutas como maçãs, laranjas, uvas, peras, ameixas, kiwis, sultanas, tâmaras, abacates, soja e nozes são ricas em boro. Grão-de-bico, feijão borlotti, avelã, groselha, manteiga de amendoim, feijão vermelho, tomate, lentilha, azeitona, cebola, vinho de batata e cerveja também são fontes notáveis desse mineral.
Podemos observar que o boro apresenta três elétrons de valência, estando dois no subnível s e um no subnível p. Quando um átomo de boro recebe energia do meio externo, os elétrons presentes na camada de valência absorvem essa energia, ficando excitados (movimentando-se demasiadamente).
B. Peso atômico (massa atômica relativa): De 10,806 a 10,821. Se você precisa de um valor único indico que utilize 10,81.
Os elementos químicos da Família do Boro apresentam configuração eletrônica com três elétrons na camada de valência e, com exceção do tálio (Tl), eles geralmente utilizam esses elétrons para fazer três ligações, levando a um estado de oxidação +3. A Família do Boro também é conhecida como Aluminóides. ...
A família do carbono apresenta um total de dois elementos ametais, que são o carbono e o silício;O germânio é considerado um elemento semimetálico, porém com características mais próximas dos ametais;Os elementos estanho, chumbo e fleróvio são metais;
O ácido bórico, também conhecido como ácido ortobórico, é utilizado na agricultura como um fertilizante rico em boro. Esse nutriente tem um papel fundamental para formação de novos tecidos e durante a fase reprodutiva na planta, na qual exigência nutricional se intensifica.
O ácido bórico é uma das fontes que pode ser utilizada na agricultura como fertilizante de boro. Por ter um alto grau de solubilidade, ele consegue disponibilizar o boro mais rapidamente para as plantas.
Cascas de ovosBorra de café A borra que fica depois de coar o café é um rejeito rico em fósforo, nitrogênio e potássio. ... Casca de vegetais. As cascas de vegetais são ricas em vários nutrientes. ... Casca de banana. As cascas de banana têm muito potássio, assim como a fruta.
Devido à facilidade em formar compostos, o carbono possui várias utilizações, que vão desde usinas de produção de energia até a fabricação de joias. Na forma de combustíveis fósseis, o carbono é utilizado para abastecer máquinas em indústrias e usinas, além de abastecer meios de transporte.
Aplicações do AlumínioIndústria automotiva. O alumínio é o segundo material mais utilizado pela indústria automotiva no mundo e está presente em diversos componentes utilizados na fabricação de veículos. ... Embalagens. ... Bens de Consumo. ... Construção Civil.
O que é preciso para ser batizado na igreja evangélica?
Onde fica o CR-V no documento digital?
Como limpar a cúpula da rosa encantada?
O que pode causar hipotermia em bebê?
Quantos filhos o John Shelby tem?
Quem é a pessoa mais rica do mundo?
O que é um preconceito Cite exemplos?
Qual disjuntor usar para microondas 127V?
Quantas bênçãos conta quantas são?
Quantos cachorros foram para a Lua?
Porque chove muito na região Norte?
Quais os primeiros Estados-nação?
O que a Bíblia diz sobre os pardais?
Quantos tipos de veneno tem no cigarro?