Com o petróleo caro, a Gojo criou em 1988 o Purell, talvez o primeiro álcool em gel do mercado. É um gel espesso à base de álcool, obtido com um agente chamado acrilato. Na Europa, desinfetantes de mão com álcool também surgiram na época.
As bebidas fermentadas existem desde o despertar da civilização egípcia e há evidência da primeira bebida alcoólica na China ao redor do ano 7000 a.C. Na Índia, uma bebida alcoólica chamada Sura, destilada do arroz, era utilizada entre os anos 30 a.C.
Poucos sabem, porém, que a invenção do álcool gel foi feita por uma mulher e de origem latina: a enfermeira Lupe Hernandez, então estudante de enfermagem em Bakersfield, nos EUA, em 1966.
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.
Para a produção do álcool em gel, além do etanol deve-se utilizar como excipientes (veículos para o princípio ativo) água, espessante e, facultativamente, peróxido de hidrogênio e glicerol como aditivos. ... A glicerina é adicionada à fase alcoólica, antes da mistura com água.
Registos arqueológicos revelam que, os primeiros indícios sobre o consumo de álcool pelo Homem datam de aproximadamente 6000 a.C. O álcool – etanol - pode ser produzido pela fermentação do açúcar existente em produtos de origem vegetal, frutos, caules e raízes ou produzido por destilação.
O hidrogel ou polímero hidrorretentor é feito a partir de polímeros naturais. A pesquisa rendeu um pedido de patente, relacionada à síntese do produto. Os hidrogéis foram criados nos anos 1950 nos Estados Unidos e desde então têm sido usados na agricultura.
Para a produção do álcool em gel, além do etanol deve-se utilizar como excipientes (veículos para o princípio ativo) água, espessante e, facultativamente, peróxido de hidrogênio e glicerol como aditivos. A água deve ser purificada por processos de osmose reversa, destilação ou deionização, atendendo assim um critério de qualidade mínima.
O termo álcool e gel são substantivos e gel se transforma em adjetivo para especificar o tipo de álcool. Já no caso de álcool em gel, há a mesma ideia de especificação, no entanto, trata-se de uma expressão preposicionada, como é caso de sabão em pó.
A produção de álcool em gel está em alta no mundo. Em função da pandemia da COVID-19, esta é uma das formas de prevenção da infecção gerada pelo vírus SARS-CoV-2.
Assim, é de vital importância o uso do álcool hidratante em gel para desinfetar as mãos. Em suma, isso ocorre porque estamos tocando em tudo o tempo todo, e isso faz de nossas mãos um verdadeiro meio de transporte de vírus e bactérias para dentro do nosso corpo.
O que é um pergaminho é de que é feito?
Porque apicultor usa roupa branca?
Como faço pra conseguir dinheiro na hora?
Qual é o membro mais fraco da Akatsuki?
Como fazer para inserir linhas no Word?
Qual é o signo do mês de maio?
Qual a importância da prestação de serviços em um local e para a sociedade?
Como fazer o teste de pH da água?
Quando a citação por hora certa é nula?
Qual a vantagem de comprar um Mac?
Como tratar mastite subclínica?
Quando a bactéria foi descoberta?
Quem são os que têm direito ao precatório do Fundef?
São dispensados de prestar o compromisso dos peritos oficiais?
Qual a diferença entre crime militar e transgressão disciplinar?