As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo. Veremos, separadamente, cada uma das figuras de linguagem mais usadas em textos literários, jornalísticos e publicitários.
Figura de linguagem é um elemento que pode ser utilizado no texto para que ele se torne mais expressivo. Por esse motivo, elas também são chamadas de “figuras de estilo” ou “recursos estilísticos”, já que melhoram a comunicação e trazem novos sentidos para a mensagem a ser transmitida.
Figuras de Linguagem são formas de transmitir nossas mensagens com mais expressividade. Existem mais de 40 figuras na língua portuguesa, mas vamos abordar apenas as 11 mais cobradas no dia-a-dia. A gente usa metáfora para fazer uma comparação sem deixar o elemento comparativo evidente na frase.
As figuras de linguagem, além de ornamentar um texto, servem para conferir maior expressividade a uma mensagem. ... Esses desvios e novos sentidos que atribuímos às palavras possuem uma função estilística, recurso conhecido como figuras de linguagem.
Figuras de Linguagem. Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. Dependendo da sua função, elas são classificadas em: Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras.
Dependendo da sua função, elas são classificadas em: Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe. Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.
Veja a seguir alguns exemplos de figuras produzidas pela expressão dos sons no uso cotidiano da linguagem: Imagine a situação em que uma enfermeira ao passar no corredor de um hospital encontra pessoas conversando em tom de voz alto, prontamente ela emite um som levando o dedo à boca:
Quanto tempo o brasileiro pode ficar na Europa?
Qual é o melhor site de cursos online grátis?
É possível hackear celular desligado?
O que devo comer de manha para emagrecer?
Como fazer um backup completo?
O que significa deriva continental?
Quanto custa a faculdade de fisioterapia?
Para que serve testosterona 5 mg?
O que quer dizer casa geminada?
Como identificar erro de concordância?
Quais biomas são exclusivamente brasileiros?
Qual a pressão mais baixa que o ser humano aguenta?
Quais são as tatuagens do crime?
Qual a idade do repórter Vanucci?