Lá pelo ano 300 a.C., as varetas de bambu faziam sucesso entre os egípcios. Nas ruínas de Pompéia (cidade italiana destruída pelo vulcão Vesúvio no ano 79), foi encontrada uma espécie de caneta com ponta de bronze. Mas quem teve vida longa mesmo, para azar dos gansos, foram os modelos feitos com penas de aves.
László Biró
Em 1938 o jornalista húngaro László Biró, junto com seu irmão György, criou uma caneta recarregável com ponta em forma de esfera móvel que ao girar distribuía tinta de modo uniforme no papel. Biró patenteou e começou a fabricar sua caneta esferográfica na Argentina, onde se fixou a partir de 1940.
John J. Loud László Bíró Caneta esferográfica/Inventores
Havia alguns anos, Biro sonhava criar uma caneta que não borrasse ou cuja tinta não secasse no depósito. ... A princípio, de fato, quando a pressão sobre o corpo da caneta era muito forte, a tinta e a bolinha de aço eram atiradas longe. De qualquer forma, já em 1938, a caneta esferográfica estava patenteada.
Em 12 de fevereiro de 1884, o corretor de seguros Lewis Waterman, de Nova York, patenteou uma invenção revolucionária: um utensílio para escrever que dispensava ser mergulhado na tinta e não borrava.
As canetas-tinteiro usam vários tipos de material. Esses materiais são em geral plástico e metal, nas canetas mais simples. Já as canetas de maior valor são manufaturadas em acrílicos de melhor qualidade, celuloide, assim como metais nobres como a prata e ouro.
Procure na caneta um selo que diga onde foi feita; esses selos são comumente encontrados na ponta ou no anel. Uma verdadeira esferográfica Mont Blanc é feita na Alemanha; se o selo "Made In" (feito em) mostrar outro país, é garantia de uma caneta falsa.
Felizmente, foi inventada na China uma pasta humedecida à base de extratos de várias plantas e outros produtos com fonte de fibras vegetais, surgindo assim o papel.
A caneta é um instrumento utilizado para aplicar tinta sobre uma superfície, normalmente de papel, com o objetivo de formar desenhos ou palavras escritas. Ao longo da história, diferentes materiais foram utilizados na fabricação de canetas, tais como junco, penas, osso e metais.
No meio do corpo da caneta também existe um pequeno furo, responsável por manter a pressão atmosférica dentro da caneta igual à de fora, que também faz a pressão empurrar a tinta para a ponta da caneta. O corpo da caneta tem formato hexagonal, que melhora e facilita a “pega” e o manuseio da caneta.
No entanto, as canetas esferográficas trouxeram diversas inovações importantes. Ao contrário do que acontecia muitas vezes com as antigas canetas, as esferográficas permitem que a tinta flua de maneira uniforme sobre o papel e não borre tanto.
Embora pareça que a caneta esferográfica existe há séculos, ela é uma criação bastante recente — mais precisamente, da década de 30.
Então, espere, pois nós, aqui do Mega Curioso, vamos contar para você. Se você olhar atentamente para uma caneta esferográfica, vai notar que ela possui uma bolinha — geralmente feita de aço, carbeto de tungstênio ou latão — giratória na ponta.
Se você olhar atentamente para uma caneta esferográfica, vai notar que ela possui uma bolinha — geralmente feita de aço, carbeto de tungstênio ou latão — giratória na ponta. A esfera é a responsável por aplicar a tinta sobre o papel conforme vamos escrevendo, e também é ela que evita que ocorram vazamentos enquanto a caneta está em uso.
Como se chama a mistura de doce com salgado?
Como chama presilha de cabelo?
Onde retirar o extrato do PIS Pasep?
Quem nasce em Barra do Corda e o quê?
Como descobrir o QI do seu gato?
Como se chama uma pessoa que fala palavras difíceis?
Quanto tempo demora para o nascer do Sol?
Como saber se a tinta vai pegar no cabelo?
Como se chama quem nasce no Paraná?
Como saber se uma pessoa foi condenada em um processo?
Como ligar o roteador e Wi-fi ao mesmo tempo?
Como saber se a memória e ddr3 ou DDR4?
Como se chama as pessoas que moram em Blumenau?
Como saber o resultado do exame de intolerância à lactose?
Como se chama o tempo que uma onda leva para se completar *?