Em 29 de março de 1549, uma frota de colonos portugueses chegou, pela Ponta do Padrão, chefiada por Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada "do São Salvador".
29 de março de 1549
Salvador/Fundação
Centro econômico do estado, Salvador é também cidade portuária, centro administrativo e turístico.
E assim como o acarajé existem muitos outros pratos típicos, feitos com a mistura dos peixes e picantes, e todos feitos com a exatidão do tempero baiano. São pratos típicos da Bahia: o bobó de camarão, diversos tipos de moquecas, sarapatel, buchada de bode, vatapá e caruru.
A história do Brasil teve início na Bahia. Salvador foi a primeira capital do país até o ano de 1763. ... Juntamente com Tomé de Souza desembarcaram em Salvador seis embarcações com uma comitiva de aproximadamente 10 mil pessoas para fundar sob ordens do rei de Portugal, a cidade de “São Salvador”.
Em 29 de Março de 1549, devido à morte de Pereira Coutinho pelos índios e o fracasso da capitania, Tomé de Sousa veio para o Brasil como Governador-geral, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada "do São Salvador", onde ficaria a sede deste governo.
Os pontos positivos mais lembrados foram relacionados à gastronomia, beleza dos pontos turísticos e a recepção das pessoas. Por outro lado, problemas de comunicação por conta do idioma, inclusive dentro de hotéis, trânsito, eficiência do transporte público e segurança foram avaliados de forma negativa pelos visitantes.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), aliada a uma topografia singular, o Centro Histórico de Salvador é formado basicamente por edifícios dos séculos XVI ao XIX, se destacando os conjuntos monumentais da arquitetura religiosa, civil e militar.
Salvador foi fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, grafia do português arcaico, [9] em homenagem a Jesus Cristo, o Salvador, conforme o cristianismo seguido pelos colonizadores católicos do Império Português. Era, antigamente, chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia".
O Centro Histórico de Salvador, iconizado nos arredores do Largo do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985.
A implantação da cidade do Salvador como capital da Colônia em 1549 aconteceu após tentativa frustrada de ocupação do território através das Capitanias Hereditárias. Se inicialmente o atual território brasileiro não parecia tão atraente aos colonizadores portugueses, como as colônias espanholas da América aos espanhóis]
Salvador é considerável pela sua riqueza e prestígio que conquistou durante a época colonial (como capital da colônia durante 250 anos, e que deu origem ao Pelourinho) e reflete-se na magnificência dos seus palácios coloniais, igrejas e conventos, a maioria deles data dos séculos XVII e XVIII.
O que um homem de câncer não gosta?
Porque o homem deve se vestir bem?
Como fazer para aparecer a extensão do arquivo?
Como lidar com um homem de Escorpião?
Como guardar os trabalhos escolares?
Pode congelar óvulos com 40 anos?
Quem teve câncer de mama pode tomar cerveja?
Como guardar suco de limão congelado?
Como tem que ser um namorado pra vc?
Como ativar o Windows Explorer?
O que aconteceu com guddu irmão de Saroo?
Como o empreendedorismo gera novos empregos?
Pode guardar toalha de banho no banheiro?
Como fato histórico pode gerar diferentes interpretações?
Como jogar de Darius contra Yorick?
O que é um cisto de aspecto funcional?