Acredita-se, segundo as evidências, que o O. megalodon tenha desaparecido há cerca de 2,6 milhões de anos, quando houve uma onda de extinções marinhas que mexeu no clima e biodiversidade da Terra, e que, ao que tudo indica, pode ter sido causada por uma grande supernova.
Uma avaliação mais recente remonta a sua data de extinção ao Plioceno, há 3,6 milhões de anos.
Megalodon refere-se à espécie extinta de tubarão que viveu há milhões de anos durante o Plioceno, sendo parente próximo da espécie branca. ... Porém, a maior parte das estimativas de tamanho do Megalodon envolve um comprimento máximo de até 18 metros. Além disso, existe um comprimento médio de 10,5 metros.
O megalodonte foi uma espécie de tubarão extinta há cerca de dois milhões de anos. Acredita-se que esse animal tenha vivido do Mioceno Médio ao limite do Plioceno-Pleistoceno. Ele era encontrado em mares quentes e rasos de praticamente todo o planeta, o que conferiu a essa espécie o título de cosmopolita.
Dentes fossilizados encontrados em todo o mundo sugerem que as criaturas viveram entre 14 milhões e 2,6 milhões de anos atrás, mas não está claro por que eles foram extintos. No filme, a criatura é descoberta por cientistas após um ataque contra a estação de um programa internacional de observação submarina.
A palavra megalodonte significa “dente grande” e estima-se que a dentição do animal pudesse chegar ao tamanho de até 18 centímetros. Sua mandíbula com 276 dentes tinha cerca de 2,7 por 3,4 metros de largura — o suficiente para engolir dois adultos lado a lado.
Cientistas concordam que o que provocou a extinção do megalodon há 2,6 milhões de anos foi a escassez de comida. Em outras palavras: os antigos gigantes dos mares morreram de fome. Pesquisadores chegaram a essa conclusão identificando quem eram as suas presas preferidas.
Parentes do tubarão-branco, megalodontes viveram entre 23 milhões e 3 milhões de anos atrás. Pesquisadores estimam que sua mordida tinha uma força de 10 toneladas.
Maior tubarão já existente tinha 18 metros e 45 toneladas.
A maior parte do que se sabe sobre C. megalodon vem dos dentes, da vértebra ocasional e de algumas marcas de mordidas. A única certeza que se pode ter é de que esse enorme tubarão está extinto, o fóssil mais recente já encontrado é de 2,6 milhões de anos atrás.
A espécie humana, surgida há aproximadamente 200 mil anos, estava longe de dar as caras quando o gigantesco megalodon era o rei dos mares. O nome megalodon tem origem nas palavras gregas megás, que significa grande, e odon, que significa "dente". Portanto, ao pé da letra, megalodon nada mais é do que "dente grande".
Ocorrências fósseis foram encontradas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. As costas europeias, americanas e asiáticas eram frequentadas por ele, e até nos mares argentinos foram encontrados vestígios da passagem do megatubarão. Um dos poucos lugares do mundo onde não foi encontrado nenhum indício do extinto megalodon foi o Brasil.
“Você pode ter uma incerteza maior sobre o momento mais provável da extinção, mas não estaria descartando informações valiosas,” escreve em um e-mail. Realizar uma análise mais precisa sobre o fim do megalodonte é essencial para entendermos as forças que levaram à extinção desses mega monstros.
Como enviar um iPhone dos Estados Unidos para o Brasil?
Como é que as tartarugas se reproduzem?
Como manter as suculentas bonitas?
Como se representa um conjunto em extensão?
O que faz um Gerente de contas?
O que fazer para manter a água da piscina limpa?
O que fazer para as plantas ficarem verdes?
Como se tornar um cara desapegado?
Como mandar mensagem de boa tarde para namorado?
O que é preciso para ser evangelista?
O que é relação Centrica é porque ela é usada como posição de escolha nas reabilitações orais?
Quanto ganha um enfermeiro nefrologista?
Como desativar a tecla Ctrl do notebook?
O que precisa para ser um bom colega de trabalho?
Como dizer a alguém que está com saudades?