Para evitar uma revolução social no pós-independência, a elite mexicana assumiu o movimento emancipacionista, dando a ele um caráter mais conservador e menos popular. A guerra durou entre setembro de 1810 e setembro de 1821.
A Independência do México foi conquistada através de um processo de contestação à colonização que envolveu guerra. A luta pela Independência do México veio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla passou a liderar um movimento em defesa do México.
Miguel Hidalgo y Costilla A figura central e principal instigador da independência do México foi Miguel Hidalgo y Costilla, padre na pequena paróquia de Dolores Hidalgo, Guanajuato.
Esse episódio passou à história como o Grito de Dolores, marcou o início da luta pela Independência do México e transformou Miguel Hidalgo y Costilla no primeiro líder desse processo, à frente de milhares de indígenas e mestiços.
Os indígenas apresentam uma mortalidade infantil que é o dobro da geral, e todos os municípios indígenas do país são marginalizados em larga escala (seu IDH é de 0,7057, perante um índice nacional de 0,8304), sendo que, no caso das mulheres indígenas, isso ainda é agravado por um severo regime patriarcal.
16 de setembro de 1810 – 27 de setembro de 1821 Guerra da Independência do México/Períodos
Defendendo o fim das relações coloniais e a devolução das terras às populações indígenas, Hidalgo mesclava idéias anticoloniais e propostas reformistas dentro do movimento por ele organizado. Imbuído de tais propostas, conclamou índios e mestiços para que lutassem contra o governo espanhol.
O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou com a Civilização Asteca entre os anos de 15. A partir desse momento, o México passou a integrar o Vice-Reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 18, já era uma república.
Em 1810, o pároco Miguel Hidalgo y Costilla ensaiou um primeiro movimento revolucionário. Defendendo o fim das relações coloniais e a devolução das terras às populações indígenas, Hidalgo mesclava idéias anticoloniais e propostas reformistas dentro do movimento por ele organizado.
16 de setembro de 1810
Guerra da Independência do México/Datas de início
Conclusão: consequências da independência mexicana - A independência do México foi uma grande perda para a Espanha, principalmente do ponto de vista econômico. - No México, as elites (comercial e agrária) assumiram o comando político do país, governando-o de acordo com seus interesses.
Em 16 de setembro de 1810 foi declarada a Independência do México. Porém, ela não foi aceita pela Espanha, que buscou reprimir o movimento, originando assim uma guerra. Em julho de 1811, Hidalgo foi fuzilado pelos espanhóis e a liderança passou para as mãos de Morelos.
Miguel Hidalgo: um dos principais líderes do movimento de independência do México. - A independência do México foi uma grande perda para a Espanha, principalmente do ponto de vista econômico. - No México, as elites (comercial e agrária) assumiram o comando político do país, governando-o de acordo com seus interesses.
A luta pela Independência do Méxicoveio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo yCostillapassou a liderar um movimento em defesa do México. Seria apenas o início de um movimento que duraria oito longos anos e passaria por diversas fases e dificuldades até resultar na emancipação mexicana.
O que fazer quando o Mac não conecta no Wi-Fi?
Como saber quantos km Eu rodei?
Quais direitos tem uma pessoa com TDAH?
Pode apresentar provas nas alegações finais?
Quais os famosos que tem dislexia?
Quantas calorias se perde em 30 minutos de bicicleta?
O que é comportamento do cliente?
Como deve ser o processo de julgamento de uma concorrência pública?
Qual a faixa etária de vida no Brasil?
Como tomar o remédio Napronax?
O que é trabalhar por contrato?
O que é considerado cobrança vexatória?
O que fazer para evitar um aneurisma cerebral?