Para evitar uma revolução social no pós-independência, a elite mexicana assumiu o movimento emancipacionista, dando a ele um caráter mais conservador e menos popular. A guerra durou entre setembro de 1810 e setembro de 1821.
A Independência do México foi conquistada através de um processo de contestação à colonização que envolveu guerra. A luta pela Independência do México veio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla passou a liderar um movimento em defesa do México.
Miguel Hidalgo y Costilla A figura central e principal instigador da independência do México foi Miguel Hidalgo y Costilla, padre na pequena paróquia de Dolores Hidalgo, Guanajuato.
Esse episódio passou à história como o Grito de Dolores, marcou o início da luta pela Independência do México e transformou Miguel Hidalgo y Costilla no primeiro líder desse processo, à frente de milhares de indígenas e mestiços.
Os indígenas apresentam uma mortalidade infantil que é o dobro da geral, e todos os municípios indígenas do país são marginalizados em larga escala (seu IDH é de 0,7057, perante um índice nacional de 0,8304), sendo que, no caso das mulheres indígenas, isso ainda é agravado por um severo regime patriarcal.
16 de setembro de 1810 – 27 de setembro de 1821 Guerra da Independência do México/Períodos
Defendendo o fim das relações coloniais e a devolução das terras às populações indígenas, Hidalgo mesclava idéias anticoloniais e propostas reformistas dentro do movimento por ele organizado. Imbuído de tais propostas, conclamou índios e mestiços para que lutassem contra o governo espanhol.
O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou com a Civilização Asteca entre os anos de 15. A partir desse momento, o México passou a integrar o Vice-Reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 18, já era uma república.
Em 1810, o pároco Miguel Hidalgo y Costilla ensaiou um primeiro movimento revolucionário. Defendendo o fim das relações coloniais e a devolução das terras às populações indígenas, Hidalgo mesclava idéias anticoloniais e propostas reformistas dentro do movimento por ele organizado.
16 de setembro de 1810
Guerra da Independência do México/Datas de início
Conclusão: consequências da independência mexicana - A independência do México foi uma grande perda para a Espanha, principalmente do ponto de vista econômico. - No México, as elites (comercial e agrária) assumiram o comando político do país, governando-o de acordo com seus interesses.
Em 16 de setembro de 1810 foi declarada a Independência do México. Porém, ela não foi aceita pela Espanha, que buscou reprimir o movimento, originando assim uma guerra. Em julho de 1811, Hidalgo foi fuzilado pelos espanhóis e a liderança passou para as mãos de Morelos.
Miguel Hidalgo: um dos principais líderes do movimento de independência do México. - A independência do México foi uma grande perda para a Espanha, principalmente do ponto de vista econômico. - No México, as elites (comercial e agrária) assumiram o comando político do país, governando-o de acordo com seus interesses.
A luta pela Independência do Méxicoveio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo yCostillapassou a liderar um movimento em defesa do México. Seria apenas o início de um movimento que duraria oito longos anos e passaria por diversas fases e dificuldades até resultar na emancipação mexicana.
Onde o sol se esconde durante a noite?
Qual a diferença dos tipos de vinagre?
Quais são os efeitos dos recursos no processo do trabalho?
Como calcular valor de entrega por km?
O que é garantia de prioridade?
Qual é o melhor horário para fotografar na praia?
Como ligar para 158 do celular?
Qual a composição do sabão em pó?
Qual o ponto de ebulição do etilenoglicol?
Como implantar cultura de segurança?
Porque aquecer antes de alongar?
Qual é o contrário de superfície?