Após a cauterização do colo uterino pode ocorrer a produção de secreção vaginal em maior quantidade devido ao processo de cicatrização e regeneração da área que foi submetida ao tratamento. As vezes podem ocorrer pequenos sangramentos e dor.
A cauterização das lesões do colo do útero não apresenta tanto impacto para a mulher, e a recuperação pode levar até um mês.
Como é a recuperação após a cauterização
No dia da cauterização, a mulher deve realizar repouso das atividades laborais e evitar movimentos constantes. No dia seguinte à cauterização, a mulher pode voltar às atividades de rotina caso se sinta bem e caso não apresente sangramento em moderada ou grande quantidade.
Sim. A mulher que já fez cauterização no útero pode engravidar. A cauterização no útero é um procedimento realizado para tratar lesões pré-cancerígenas ou infecciosas e destruir células anormais no colo do útero.
Nas cauterizações sem anestesia, pode-se sentir uma cólica de pequena intensidade (cauterização do colo) ou um discreto ardor; suportáveis e aceitáveis" completa. Após o tratamento, é preciso que a paciente observe se há febre ou corrimento, além de utilizar cremes para auxiliar a cicatrização.
7. Sangramento após a cauterização é normal? “Pequenos sangramentos vaginais podem ocorrer no decorrer dos dias e é muito comum as pacientes observarem uma descamação maior entre 10 a 15 dias após. Isso porque o tecido do colo do útero vai se regenerando após a lesão térmica causada pela cauterização”, explica Maura.
“Já após o procedimento com aparelhos, com várias camadas são destruídas, há necessidade de ficar pelo menos 15 dias sem relação sexual. Mesmo fazendo uso de creme vaginal cicatrizante, existe uma maior probabilidade de infecção no colo uterino”, alerta Floresti.
Pode-se ter relação sexual após a cauterização do útero? “Por no mínimo 15 dias a paciente não deve ter relação sexual, e o retorno à mesma será liberado pelo médico após avaliar a cicatrização completa do colo uterino”, esclarece Maura.
Como é feita? A cauterização do colo uterino pode ser feita no consultório do ginecologista com ou sem anestesia local. “O procedimento é pouco doloroso, relatado com mais frequência por algumas mulheres como uma cólica. Em posição ginecológica, é passado o espéculo, e realizado o procedimento”, explica Maura.
Após sua realização, deve-se evitar ter relação sexual, fazer duchas vaginais e utilizar absorventes íntimos. Quando a cauterização do útero é apenas química, ou seja, realizada com ácido tricloroacético, a recuperação é bastante rápida. É aconselhado apenas evitar relação sexual por algumas horas.
A cauterização consiste na queimadura do ectrópio a fim de estimular sua regeneração. Quando é necessária? Não é sempre que o ectrópio representa uma ameaça, por isso é importante saber identificar em quais circunstâncias a cauterização é necessária.
Nos casos em que a mulher apresenta muitas câimbras abdominais após a cauterização, o médico pode receitar analgésicos, como o Paracetamol ou Ibuprofeno, para ajudar a aliviar a dor. É recomendado ir ao pronto-socorro quando surge:
Como Anilhar um pássaro no Ibama?
Por que canhotos são mais inteligentes?
Como achar a fortaleza do fim?
O que acontece com uma dívida Negativada?
Como saber se estou grávida de gêmeos no beta?
Qual a cor de vela para acender para o anjo da guarda?
Quantos graus tem a perspectiva isométrica?
Quem vai tomar a cura em Diários de um vampiro?
Como fazer uma apresentação de integração?
Quais são as camadas do tecido epitelial?
Como fazer gelo em casa com garrafa pet?
Qual é a marca mais cara do Brasil?
Quem quer perder peso pode comer feijão?
Quando se considera macrocefalia?