Ouça em voz altaPausarOs principais sintomas relacionados com as verminoses são: cólicas abdominais, enjoo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, emagrecimento, tonturas, vômitos, diarreia com ou sem perda de sangue ou fome constante.
Ouça em voz altaPausarAs doenças Geo-Helmintíases – mais conhecidas como verminoses, são causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo, principalmente, pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene.
Ouça em voz altaPausarOs parasitas podem estar na água contaminada, nas verduras mal lavadas, nos alimentos crus, até nos bichos de estimação. No Brasil, elas afetam 36% da população. Isso é mais do que uma em cada três pessoas. E, entre as crianças, mais da metade (55%).
Ouça em voz altaPausarOs sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.
Ouça em voz altaPausarAs verminoses correspondem a um grupo de doenças causadas por parasitas, popularmente conhecidos como vermes, que podem ser transmitidas por meio do consumo de água e alimentos contaminados ou pelo fato de se andar descalço, por exemplo e, por isso, para evitá-las é importante lavar sempre as mãos antes de comer e após ...
Verminoses causadas por Nematelmintos
Ouça em voz altaPausarFome exagerada: Um dos sintomas de vermes mais presentes é a fome exagerada e intensa. Muitos parasitas consomem os alimentos que foram ingeridos no organismo, causando um aumento da fome e a falta de controle do apetite.
Ouça em voz altaPausarO amarelão é o nome popular dado à ancilostomose, também conhecida como ancilostomíase, que é uma infecção causada pelos parasitas Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, que aderem ao intestino e causam anemia, diarreia, mal estar e febre.
Ouça em voz altaPausarA esquistossomose é uma doença provocada pelo Schistosoma mansoni. Esse parasita é adquirido quando o homem entra em contato com água infestada de cercárias, que é a forma larval desse platelminto. A verminose pode provocar febre, diarreia, náusea, vômito, tosse seca, dores abdominais e dor de cabeça.
Ouça em voz altaPausarA urticária pode ser um sintoma de infestação de vermes, como o Strongyloides ou a filária. Isso deve ser considerado caso o paciente tenha viajado para áreas onde estes organismos são endêmicos.
As verminoses mais frequentes são: ascaridíase (Lombrigas), teníase (Solitária), oxiuríase, tricuríase . Outras menos frequente também são importantes, principalmente devido ao quadro clínico de alto risco para o paciente, tais como: estrongiloidíase, esquistossomose, bicho-geográfico, filariose e hidatidose .
Atualmente o tratamento é bem simples a partir do uso de medicamentos que não causam muitos efeitos colaterais e são eficientes no combate aos parasitas. Se houver complicações decorrentes do não tratamento das verminoses, um tratamento mais específico deve ser adotado de acordo com cada caso.
Neles os sinais de verminoses costumam aparecer primeiramente por alterações nas fezes como a diarreia ou mesmo a presença de vermes nas fezes. O tratamento das verminoses em crianças e bebês também é feito com vermífugos e se baseiam na avaliação dos sintomas, exames de fezes e sangue.
Nestes casos é importante consultar o pediatra para iniciar o tratamento adequado. O melhor tratamento para vermes é feito com medicamentos, mas também é importante durante e após o tratamento lavar bem as mãos para evitar a transmissão dos ovos dos vermes para outras pessoas, especialmente após defecar ou antes de cozinhar, por exemplo.
Qual idade não paga no cinema?
Como se intoxica por arsênico?
Qual a melhor pós na área da educação?
O que significa a palavra da mesma família?
O que é o processo de osmose reversa?
O que é autoria mediata é imediata?
Para que serve o contraventamento?
Qual os instrumentos de percussão?
Como copiar texto da tela do PC?
Qual é o exame no sangue que faz para saber se a pessoa tem alergia?
Quais meios ficaram conhecidos como máquinas simples?
Como saber se é um vetor unitário?