As consequências dessa constante exposição resultam em prejuízos sociais e individuais, desde atraso no crescimento econômico das regiões e impactos na saúde pública a efeitos deletérios físicos e mentais, para as vítimas.
A violência se manifesta de diferentes formas provocando sérias consequências para a vida pessoal e social. Entre as formas de violência estão a criminal, a estrutural, a institucional, a interpessoal, a intrafamiliar, a autoinfligida, a cultural, de gênero, de raça, e contra a pessoa deficiente.
Além de uma consequência demográfica, a alta taxa de homicídios nessa faixa etária traz consequências econômicas, pois parte considerável da força produtiva do país está sendo dizimada. A violência endêmica gera: grandes perdas econômicas. desvalorização de imóveis.
O problema da violência no Brasil está relacionado à falência e corrupção das instituições públicas, principalmente a educação e a segurança. Também enfrentamos problemas relacionados à falha do sistema judiciário, que não consegue manter um sistema rígido de punição aos crimes violentos.
Poderíamos dizer também que uma das causas da violência seria o desemprego, a fome, viver em favelas, o crime organizado, a omissão do poder público, a pobreza, a desigualdade social, etc. Enfim, são várias as causas que contribuem para esse cenário.
42 curiosidades que você vai gostar
Além da desigualdade social, outro fator de risco que lidera as causas das violências no Brasil é a política equivocada de guerra às drogas, que fomenta confrontos diversos entre facções criminais e entre estas e as forças policiais, vitimando civis e policiais, em sua maioria, jovens, pobres e negros.
Causas da Violência Infanto-Juvenil1 – A influência da família e dos relacionamentos (amigos, etc.)i) abusos físicos, sexuais e psicológicos. ... Nem sempre o abuso é grave. ... 2 – A Personalidade da criança ou adolescente.3 – A emoção do momento.
Como conseqüências da violência urbana, podemos citar inúmeros exemplos de atrocidades cometidas diariamente, noticiadas pelas redes de televisão, rádios, jornais e revistas, como: seqüestros e assaltos nas grandes metrópoles, estupros de crianças, assassinatos em série, entre outros, que causam pavor na sociedade.
2 - Os problemas de saúde mental e social relacionados com a violência em crianças e adolescentes podem gerar consequências como ansiedade, transtornos depressivos, alucinações, baixo desempenho na escola e nas tarefas de casa, alterações de memória, comportamento agressivo, violento e até tentativas de suicídio.
Resultado/Discussão: A violência protagonizada nas salas de aula possuem diversas causas como: a transferência do papel dos pais na educação de seus filhos e o consequente acúmulo de funções por parte do educador; a falta ou insuficiência de políticas públicas, resultando num sentimento de incapacidade por parte dos ...
Um grave problema social
O descaso com a educação, saúde e segurança pública, aumento das taxas de desemprego, narcotráfico, políticas armamentistas, discurso de ódio e tantos outros, são alguns dos exemplos. Vale lembrar que a violência urbana não é um fenômeno limitado às grandes metrópoles.
Contatou-se, também, que as principais conseqüências psicológicas apresentadas pelas vítimas são depressão e ansiedade. Apontou- se, também a dependência financeira, idade da vítima, julgamento da sociedade, filhos e a relação parental como fatores determinantes, para que as vítimas permaneçam no ambiente de violência.
No ano de 2018, o país registrou 57.956 homicídios. Já em 2019 este número ficou em 45.503, o que representa uma queda de 21,5%. De 2014 a 2019, a queda na taxa de homicídios é ainda maior: 24,8%.
É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.
Ocorrem a partir da utilização de força física ou poder sobre si mesmo, pessoa ou grupo, causando algum tipo de dano. Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência.
Cinco tipos de violênciaI - violência física. Conduta que ofende a integridade ou saúde corporal;II - violência psicológica. ... III - violência sexual. ... IV - violência patrimonial. ... V - violência moral.
Cinco dicas para proteger crianças e adolescentes da violência em tempos de coronavírusCuide das crianças e dos adolescentes. Acasa deve ser um lugar seguro para meninas e meninos, livres de agressões e abusos. ... Cuide de você ... Procure ajuda. ... Denuncie. ... Conheça e divulgue os canais de proteção.
Embora ainda seja pouco o conhecimento das consequências da violência na saúde de crianças e adolescentes, pode-se disser que elas podem estar relacionadas ao absenteísmo e abandono escolar, ao baixo rendimento na aprendizagem, à ideação suicida e a comportamentos violentos, sendo que adolescentes expostos à violência ...
Violência psicológica, praticada por pais ou responsáveis através de agressões verbais, ameaças, humilhações, desvalorização, estigmatização, desqualificação, rejeição e isolamento, ocasionando imensuráveis danos emocionais e sofrimento psíquico.
Assassinatos e assaltos são algumas das principais formas de violência que estão mais presentes nas cidades. Como desobediência à lei entende-se qualquer tipo de atitude que comprometa os bens públicos ou que atente contra a vida alheia, como assaltos, o tráfico de drogas, homicídios, etc.
São diversas as formas e tipos de violência urbana, se destacam as violências física, como homicídios, roubos, latrocínios, lesões corporais e a violência psíquica, como abandono, preconceitos raciais, religiosos e sexuais.
POSSÍVEIS MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA
1) Realização de projetos sociais com intuito de diminuir a desigualdade social. Abrindo outros caminhos, além dos caminhos criminosos que fomentam a violência, à população de baixa renda (principalmente aos jovens).
Se você presenciar uma destas formas de violência, denuncie!Abuso financeiro e econômico / Violência patrimonial. ... Adoção ilegal / Adoção à brasileira. ... Aliciamento sexual infantil on-line. ... Bullying. ... Cyberbullying. ... Discriminação. ... Exposição de nudez sem consentimento (sexting) ... Negligência e Abandono.
A negligência é o crime mais registrado, correspondendo a 74% dos casos. Em seguida, estão a violência psicológica, 49%; violência física, 43%; e violência sexual, 25%.
Esse total corresponde a 18,3% dos residentes no país. A pesquisa mostra que a violência atinge mais as mulheres, os jovens, as pessoas pretas ou pardas e a população de menor rendimento.
Quantos dias demora para atualizar o licenciamento?
O que é uma pedra de brilhante?
Quais são as bolsas mais vendidas?
Como recuperar os ícones da tela?
Quem foi o pistoleiro mais rápido do velho oeste?
Qual a diferença entre banco digital e convencional?
Pode ter relação depois da depilação com cera?
Quanto tempo demorou para encontrar o Titanic?
Como estimular a curiosidade das crianças?
Quais as vacinas que os coelhos devem tomar?
Porque não consigo entrar na Windows Store 8?