A seguir propomos os seguintes passos para garantir uma redação de sucesso sobre o tema, inclusive atendendo uma possível proposta de redação do Enem.
Redação mediana: O Brasil vive uma crise em relação à doação de órgãos em toda a sua sociedade. Apesar de a doação poder salvar diversas vidas, muitas pessoas continuam se negando a aderir ao método de adoção, já que existem alguns conceitos que são desconhecidos pelas pessoas, como a questão da morte encefálica.
Dentre todos os entrevistados, 65,9% referiram já ter discutido sua opinião sobre doação de órgãos com seus familiares. No caso de morte de um dos seus familiares de primeiro grau, 73% responderam que autorizariam a doação de seus órgãos; 8,2% que não e 18,8% que não sabiam.
Os 4 principais desafios da doação de órgãos no Brasil
Os 4 principais desafios da doação de órgãos no Brasil
O Conselho Federal de Enfermagem preconiza ao enfermeiro responsável pelo processo de doação de órgãos o planejamento, execução, coordenação, supervisão e avaliação dos procedimentos de Enfermagem prestados ao doador.
A assistência do enfermeiro ao paciente em morte encefálica tem por objetivo preservar a condição de potencial doador. O transplante de órgãos e tecidos é uma alternativa terapêutica segura e eficaz no tratamento de diversas doenças, determinando melhoria na qualidade e na perspectiva de vida.
A doação de órgãos pode salvar várias vidas. Uma única pessoa pode salvar cerca de 10 pessoas quando opta por ser um doador. Após autorizada a doação de órgãos, o hospital comunica a Central de Transplantes, responsável por procurar possíveis receptores tendo como base a compatibilidade entre os envolvidos.
A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo e pode ser decisiva para determinar a sobrevivência de uma pessoa. Muitos não sabem, mas, no Brasil, existem milhares de pessoas na fila de espera para receber um órgão, sendo esse gesto de doação sua única esperança.
"Isso é estipulado na Resolução da Diretoria Colegiada e pelos bancos de olhos pela viabilidade e para a qualidade do tecido", acrescenta Daiane. A doação de órgãos acontece desde a década de 1960 no Brasil.
Hoje em dia, os espanhóis são líderes em doação de órgãos no mundo. Uma pessoa pode ser doadora de órgãos e tecidos ainda em vida. Nestes casos, a doação fica restrita ao rim, pulmão, fígado e medula óssea.
A doação de órgãos e tecidos consiste na oferta, sem nenhum tipo de lucro, de alguma parte do corpo com o objetivo de ajudar outra pessoa que sofre com determinado problema de saúde e necessita de um transplante. A doação de órgãos pode ocorrer tanto em vida quanto após a morte de um indivíduo, a depender do órgão que será doado.
Como prender cabelo de bebê menino?
Como fazer a renovação do certificado digital?
Quanto tempo depois da progressiva posso amarrar o cabelo?
Como funciona a operação de remessa para industrialização?
O que é a propriedade intelectual?
Como vai ficar a pausa no financiamento da Caixa?
Como é que funciona o Instagram?
Como funciona o resgate de debêntures?
O que acontece se eu não renovar o contrato de aluguel?
Como funciona o repasse da Magalu?
Quanto é o rodízio de esfiha no Habib's?
Como se separa a palavra ar condicionado?
Como funciona o repasse do Lalamove?
Como fazer um pedido à Lakshmi?