Características da Pesquisa aplicada
A pesquisa aplicada é um método científico muito utilizado por sociólogos, psicólogos, economistas e pesquisadores sociais em geral. O objetivo desse tipo de estudo é gerar conhecimentos a partir da aplicação prática, ou seja, com soluções para problemas específicos.
Já a pesquisa aplicada tem como objetivo a utilização de toda informação disponível para a criação de novas tecnologias e métodos, transformando a sociedade atual em que vivemos. Esse tipo de pesquisa possui resultados mais palpáveis, muitas vezes percebidos pela população também.
A pesquisa aplicada é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, dirigidos à solução de problemas específicos envolvendo os interesses locais, territoriais e regionais.
A pesquisa aplicada é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, dirigidos à solução de problemas específicos envolvendo os interesses locais, territoriais e regionais.
Devido a seu foco prático, a pesquisa aplicada é encontrada na literatura associada com disciplinas individuais. Na Maioria dos casos a pesquisa aplicada é usada na solução de problemas do quotidiano, explorando-se problemas do mundo real, distinguindo-se da pesquisa básica, concentrada em questões teóricas.
Na pesquisa pura, o pesquisador, comumente, busca a atualização de seus conhecimentos, enquanto na pesquisa aplicada a finalidade não é somente procurar uma nova tomada de posição teórica, mas realizar uma ação concreta, ou seja, operacionalizar os resultados do trabalho.
(Thiollent, 2009, p.36) . A distinção entre pesquisa cientifica e pesquisa aplicada é encontrada entre autores de diferentes disciplinas (Cooper & Schindler, 2003). Não são entretanto mutuamente exclusivas, pois a ciência objetiva tanto o conhecimento em si mesmo quanto as contribuições práticas decorrentes desse conhecimento.
Então, conhecer essa natureza de pesquisa é importante tanto para quem está em projetos de iniciação científica, iniciando sua carreira acadêmica, quanto para estudantes em TCC ou monografia. Devido a seu foco prático, a pesquisa aplicada é encontrada na literatura associada com disciplinas individuais.
Uma vez que você tenha em mente o propósito de sua pesquisa, o que você precisa fazer é formular as perguntas que lhe darão as respostas que você está procurando. As perguntas da pesquisa são a parte mais importante. Você deve sempre escolher com muito cuidado as perguntas que irá usar.
Para serem então difundidos não apenas na comunidade científica, mas para a comunidade em geral. Já quando se fala da pesquisa aplicada é bom observar a diferença do objetivo para a pesquisa básica.
Qual a origem do dinheiro que mantém o serviço público?
Como contabilizar despesas com cartório?
Como pedir desculpas para o namorado por mensagem?
Quais os riscos do uso do botox?
Como saber se tenho alguma bactéria no intestino?
Quais são as frutas que um diabético pode comer?
O que mais consome energia no celular?
Quem ficou em segundo lugar na Fazenda?
Como entrar no Modo de Segurança do Windows?
Quantos mm o folículo cresce por dia?
O que é um verbo Brasil escola?
Como saber se estou gravida pelo exame de sangue normal?
Como tirar visto para Amsterdam?
Qual Cartório faz união estável?
Como construir um calendário com os alunos?
Pode levar comida na bagagem de mão no avião?
Qual a diferença entre corrosão química e eletroquímica?