Como reduzir o consumo de sal e sódio: Troque o milho em lata pelo milho in natura ou embalado a vácuo; Sempre que possível, troque o atum e a sardinha em lata pelos peixes frescos; Feijão, lentilha, grão de bico e outros grãos enlatados ou em caixinha são práticos, porém contém muito sódio.
7 dicas muitos simples (e eficazes) para reduzir o sódio da dieta
Contudo, o tremoço em natureza apresenta um aminoácido e alcaloides neurotóxicos. Estes são eliminados depois de cozidos e cobertos com água que deve ser mudada com frequência durante vários dias até perderem o seu amargo original, com a eliminação dos alcalóides.
Nas comidas enlatadas – a exemplo do milho, ervilha e palmito em conserva –, a nutricionista ensina a remover o excesso de sal. "Deixá-los de molho em água fresca por uma hora pode ajudar", diz.
Segundo a analista de pesquisa e desenvolvimento da La Violetera, Fernanda Manfredini Gomes, a lavagem auxilia na remoção do excesso de sal. “Nossa sugestão é lavar as azeitonas, de duas a três vezes, com água fria. Este processo removerá parte do sal presente na superfície da azeitona.”, explica.
Mas para minimizar o efeito do sódio nas azeitonas, quando elas foram colocadas na salada, por exemplo, é importante evitar colocar mais sal. Lavar as azeitonas também pode contribuir para diminuir a quantidade de sódio. Comprar a azeitona em conserva de azeite também é uma alternativa.
Passo a passo: Para corrigir a quantidade de sal em excesso de um cozido ou preparo à base de caldo, podemos colocar nele uma batata inteira (bem lavadinha e com casca) que irá absorver uma parte do sal.
Para as comidas enlatadas, como milho e palmito em conserva, a dica é remover o excesso de sal deixando-as de molho em água fresca por uma hora.
Mas como o sal ajuda na conservação dos alimentos? Como já mencionamos anteriormente, o método de adicionar sal aos alimentos com o objetivo de preservá-los existe há muitos séculos. Basicamente, a salinidade ajuda a aumentar a vida útil de certos itens alimentares e os mantém seguros para o consumo futuro.
Em termos mais científicos, existem duas maneiras principais pelas quais o sal pode ajudar na preservação dos alimentos. Ele faz isso primeiramente ao retirar a umidade do alimento e posteriormente ao inibir o crescimento de bactérias e de outros microrganismos.
Se o sal em excesso for aplicado na carne, no peixe ou numa proteína vegetal antes de ser cozinhada, dar um banho no alimento ajuda a tirar o excesso. Vale sempre ressaltar que o consumo diário de sal não deve exceder os cinco gramas por dia.
Reduza gradualmente a quantidade de sal que adiciona às suas refeições, quer no momento da confeccção, quer no momento de consumo. Esta redução gradual permite uma adaptação também gradual ao sabor dos alimentos, facilitando a adaptação.
Como ler rótulos de alimentos industrializados?
Como funciona o empréstimo com cartão de crédito?
Como interpretar o que está escrito na Bíblia?
Como interpretar uma análise vertical e horizontal?
Como operar usando book de ofertas?
Como funciona aluguel de carros mensal?
Como saber se um LED e infravermelho?
Pode tomar Desodalina e Monaliz juntos?
Como ler receita para lente de contato?
Qual o conceito de multiletramento?