4) O formol penetra a placa da unha e pode causar alguns efeitos colaterais como descolamento da unha, dor ou sensibilidade e sangramentos de intensidade variada. O uso crônico pode levar à formação de uma pele dura embaixo da unha que dificulta o seu corte.
Esta seria a única indicação precisa para o uso do formol. Neste caso usamos na concentração de 5% e com sucesso. Em todos os outros casos, o uso da base com formol só acentua o problema de fragilidade das unhas, porque desidrata, ou seja: rouba a água dessa estrutura. Elas ficam endurecidas, mas muito quebradiças.
“Minhas unhas sempre lascaram, pareciam uma folha de papel. Então minha sobrinha me disse para eu colocar três gotas de formol dentro de cada esmalte que uso. Fiz isso, e minhas unhas ficariam superfortes.
Assim, quando comprar o esmalte verifique no rótulo se a quantidade de formol (ou formaldeído) está dentro dos limites estabelecidos pela Anvisa. Antes de passar o esmalte use uma base que NÃO contenha formol e só depois passe o esmalte, para que a unha “respire”.
Aplicar nas unhas 1x por semana, antes de passar o esmalte. Observações: Pode causar uma reação alérgica em pessoas que tem alergia a formol. Deve-se evitar que encoste na cutícula, por causa do formol.
Características principais
Marca | Impala |
---|---|
Formato do fortalecedor | Líquido |
Volume da unidade | 70 mL |
O ideal é que a base fortalecedora de unhas seja usada debaixo da base, pintando as unhas de forma normal posteriormente. Isso se deve ao fato de que os nutrientes e vitaminas presentes no fortalecedor precisam estar em contato direto com as unhas para que sejam absorvidas.
Base com formol realmente ajuda a fortalecer as unhas? É mais fácil encontrar uma mulher que reclame de que suas unhas estão quebradiças e fracas do que uma que esteja satisfeita com unhas fortes e compridas. Se essa queixa já é frequente no consultório do dermatologista, imagine nas manicures e podólogas.
O uso muito prolongado do formol pode, ainda, tornar as unhas amareladas ou doloridas. Minha dica de hoje é muito simples: se as suas unhas estiverem fraquinhas, procure um dermatologista e pare de usar base com formol por conta própria.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o uso de formaldeído em concentrações até 5% com a função de base fortalecedora para as unhas e, em quantidades menores, como conservantes de vários cosméticos (concentração de 0,2%), então não é necessário ir ao dermatologista para obter uma receita deste produto, sua venda é livre!
E faz isso à custa de água, desidratando as unhas. O seu uso é, portanto, indicado apenas nos casos de unhas amolecidas. Esse quadro nem é tão comum, mas acontece com unhas que ficam hidratadas além do normal, como quando saímos de um banho prolongado ou de uma piscina.