Instruções: Corte a rolha de cortiça ou o pedaço de isopor, deixando-o com cerca de um centímetro de altura, formando um disco. Depois, magnetize a agulha: passe uma de suas extremidades na parte lateral do ímã cerca de 20 vezes sempre no mesmo sentido, tomando o cuidado de não fazer movimentos de ida e volta.
Como fazer uma bússola caseira Primeiramente, é preciso esfregar a agulha no ímã por alguns segundos para que ela fique magnetizada. Logo após o processo, é só prender a agulha no isopor ou cortiça com ajuda da fita adesiva. Em seguida, é só colocar o objeto na água e esperar a agulha se alinhar com o norte magnético.
Segurando a bússola na horizontal, aponte a seta de direção, a linha-de-fé, para o lugar onde você deseja ir – vamos imaginar que seja uma montanha. Gire o anel graduado até que a seta do mostrador, a seta-guia, esteja alinhada com a parte vermelha da agulha magnética.
Comece colocando água até a metade de uma vasilha. Depois pegue uma rolha de garrafa e com um pedaço de fita adesiva pregue uma agulha na sua superfície; coloque a rolha sobre a água de modo que ela fique flutuando. Mostre aos alunos que a rolha se mexe livremente, sem nenhuma direção.
A agulha é equilibrada sobre um eixo que tem livre movimento. Essa agulha magnetizada aponta sempre para o polo norte magnético da Terra. Isso ocorre em razão da grande quantidade de ferro derretido no interior da Terra, que funciona como um imã e atrai a agulha magnetizada da bússola.
Método 2 de 3: Fazendo a bússola
Construir uma bússola é muito simples. Basta imantar uma agulha de costura e depois colocá-la para flutuar numa vasilha com água. Leia as instruções abaixo, que explicam como fiz a minha: Pegue uma bacia de plástico e encha-a com água. Esfregue um ímã numa agulha de aço, sempre em um mesmo sentido, para direcionar seu magnetismo.
Faça a bússola flutuar. Encha a jarra ou tigela com alguns centímetros de água e coloque a bússola na água. A agulha magnetizada irá se alinhar com o campo magnético da terra para apontar o norte ao sul.
As bússolas foram aperfeiçoadas posteriormente, tornando-se mais acessíveis e práticas. Atualmente, as bússolas são formadas a partir de uma base, com uma agulha magnetizada, a qual se movimenta sobre um eixo, sempre apontando para o Norte. Geralmente as bússolas trazem os pontos cardeais e, às vezes, também os colaterais.
A bússola é um objeto criado pelos chineses no século IV a.C., sendo que as primeiras bússolas não eram idênticas as que são hoje comumente utilizadas. Elas eram feitas de bronze, sendo que os pontos cardeais estavam assinalados nestas.
Qual a importância do Lean Canvas?
Qual é o nome da filha da Nezuko?
Quando pagar o IPVA da moto 2022?
O que é bom para baixar o potássio?
O que pode acontecer se não cuidar do hipotireoidismo?
Onde e quando surgiram os primeiros objetos de metais?
Como funciona cascata piscina?
Como tratar neutrófilos baixo?
Como deve ser a respiração na meditação?
Qual a profundidade da lagoa de Lagoa Santa?
Como se começa a escrever um diário?
Porque a vacina da BCG deixa marca no braço?
Quais números pertencem ao grupo Z?
Pode tomar chá de oliveira à noite?