O processo de análise semiótica proposto por Santaella (2015) está dividido em três etapas principais, que buscam seguir a própria lógica interna do signo: análise do fundamento do signo; análise da referencialidade do signo; e processo interpretativo em todos os seus níveis.
Para a teoria semiótica, a leitura é essencialmente uma semiose, uma atividade primordial cujo resultado é correlacionar um conteúdo a uma expressão dada e transformar uma cadeia de expressão em uma sintagmática de signos.
O que é Semiótica: Desta forma, estuda como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor. Os objetos de estudo da semiótica são extremamente amplos, consistindo em qualquer tipo de signo social, por exemplo, seja no âmbito das artes visuais, música, cinema, fotografia, gestos, religião, moda, etc.
A semiótica da narrativa contribui para o entendimento neste processo de significação. Nela são identificados os níveis, Fundamental, Narrativo e Discursivo, responsáveis pelo percurso gerativo de sentido na narração.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...
Semiótica é uma proposta que estuda o processo de construção de conhecimento, partindo do pressuposto de que todo conhecimento é produzido por meio de signos, definindo-se este procedimento como processo de semiose.
Para recapitular, a Semiótica (do grego “semeion”, que significa signo) é uma ciência que estuda os signos e todos os fenômenos culturais como sistemas de significação. Ela pode ser aplicada ao analisar e interpretar palavras, sons, vídeos e imagens. ... Um signo tudo à que podemos atribuir um sentido.
OS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE SEMIÓTICA E DE ANÁLISE DOCUMENTAL: UMA COMPARAÇÃO OLIVEIRA, V. S. (autora), ALMEIDA, C.C. (orientador). Graduanda do curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília-SP.
Concluímos aqui a importância do uso da semiótica na consolidação de uma idéia, que pode fazer seu design ser assertivo e ganhar presença no mercado. Veja aqui alguns exemplos do bom uso da semiótica:
A foto que usamos para a analise é esta que você vê ao lado em destaque e a partir dela fizemos pesquisas seguindo o modelo de Charles Pierce. Utilizaremos para esta análise uma peça gráfica retirada da revista Vogue Brasil. Edição nº 3
Como separar um arquivo CSV em colunas?
Como fechar um muro sem tijolos?
Como sentir a energia de objetos?
Qual a sílaba tônica da palavra queixo?
Como forçar a desinstalação do Chrome?
Como saber se alguém foi solto da cadeia?
Quando a serotonina está alta?
Quem acertou mais questões no Enem?
Como separar as sílabas de avó?
Como saber se a sonda nasogástrica está no pulmão?
Como separar gasolina água e sal de cozinha?
O que acontece quando a sonda saiu do lugar?
Como se separa a sílaba da palavra Professor?
Como saber se a sonda está fora do lugar?
Como medir pressão arterial pelo pulso manualmente?