Os projetos de microdrenagem devem contemplar: o diâmetro, material, locação das redes, cobrimento mínimo sobre as redes, dispositivos de captação, condução e lançamento das águas pluviais, conexão dos ramais de ligação dos dispositivos, espaçamento máximo entre caixas de drenagens e a locação dos dispositivos.
O plano de águas pluviais é um dos componentes do plano de desenvolvimento urbano da cidade assim como o Plano Diretor, a Lei de Zoneamento, os planos de esgotos sanitários, de resíduos sólidos, o plano viário e de transportes. ... O sistema de águas pluviais deve ser integrado o sistema de saneamento ambiental.
Quando há falta de planejamento urbano e impermeabilização descontrolada das áreas de escoamento da água da chuva temos sérios problemas. ... Uma questão que deve ser levantada também é o desmatamento, visto que as plantações são aliados naturais na drenagem da água.
se não houver rede de água pluvial na localidade, direcione a água para a rua; mantenha as calçadas e os demais ambientes limpos, pois as chuvas podem arrastar a sujeira para dentro das galerias pluviais, ocasionando obstruções, que por sua vez elevam as chances de inundações.
Por microdrenagem pode-se entender o sistema de condutos construídos destinados a receber e conduzir as águas das chuvas vindas das construções, lotes, ruas, praças, etc. Em uma área urbana, a microdrenagem é essencialmente definida pelo traçado das ruas.
Sistemas de drenagem, de coleta de resíduos sólidos (lixo) e de coleta e tratamento de esgotos eficazes evitam que as águas das chuvas (pluviais) sejam vetor de proliferação de doenças e de poluição de corpos hídricos dos quais se retira água para abastecer a população.
Quando o volume de escoamento superficial gerado ultrapassa a capacidade de escoamento dos cursos d'água que drenam as cidades, acorrem as inundações. Ou seja, os sistemas de drenagem urbana têm a função de prevenir possíveis inundações, principalmente nas áreas mais baixas das cidades sujeitas aos alagamentos.
Para calcular esse índice, é necessário ter estações meteorológicas espalhadas com um aparelho chamado pluviômetro. Com o resultado das medições desse equipamento, podemos chegar à média de precipitação observada na região analisada. Abaixo mostramos um mapa com as estações de todo o Brasil do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.
Altura Pluviométrica - É a altura de água precipitada (h), geralmente em mm. Trata-se de uma medida pontual representativa da água precipitada por unidade de área horizontal. Intensidade da precipitação - É a relação entre a altura pluviométrica e a duração da precipitação, expressa em geral em mm/h ou mm/min ou l/s*ha.
Ela é avaliada por meio de medidas executadas em pontos previamente escolhidos, utilizando-se aparelhos denominados pluviômetros (Figura 17) ou pluviógrafos (Figura 18), conforme sejam simples receptáculos da água precipitada ou registrem essas alturas no decorrer do tempo.
As medidas realizadas nos pluviômetros são expressas em mm; b) Intensidade de precipitação : é a relação entre a altura pluviométrica e a duração da precipitação expressa, geralmente em mm.h-1ou mm.min-1; Hidrologia Agosto/2006
Como montar uma loja de embalagens e artigos para festas?
Quanto custa montar uma fábrica de luvas?
Como interdição uma pessoa com problemas psiquiatricos?
Quanto gasta para fazer Salgado de 1 real?
Quanto custa abrir uma loja de rodas?
O que é preciso para montar uma pequena fábrica de costura?
Quanto de dinheiro preciso para abrir uma floricultura?
Como interditar uma pessoa que usa droga?
Como abrir uma loja de temperos e especiarias?
Como interpretar média moda e mediana?
Quando devo me preocupar com a ansiedade?
Como funciona o processo de queima de gordura corporal?
O que acontece se eu restaurar o sistema do Windows?
Como contestar multa do Detran?
Como fazer um processo de roteirização?