Construção do equipamento:
Segundo a professora, em contato com partículas de álcool no ar, o giz umedecido com a solução ácida muda de cor. De laranja, passa a azul acinzentado em poucos minutos, devido à reação do composto químico ao contato com o álcool. A intensidade da cor é proporcional ao teor de álcool no ar exalado dos balões.
Explicação química para o funcionamento do bafômetro: Quando o álcool (exalado pelo motorista embriagado) entra em contato com a solução de dicromato de potássio (meio ácido) provoca uma reação de Oxirredução: o dicromato oxida o álcool etílico a aldeído acético (C2H4O).
É possível enganar o bafômetro? (o que você acha?)
- O etanol presente na boca do motorista (se este consumiu bebida alcoólica) reage com os íons dicromato da solução, produzindo acetaldeído e íons Cromo (III); ... - Em razão da reação química, ocorre uma mudança na cor da solução, a cor característica laranja passa para um tom esverdeado, acusando a presença de álcool.
Na hora de fazer o bafômetro, 0,1 mg de álcool por litro de baforada corresponde a 2 decigramas (dg) da substância por litro de sangue. Para atingir essa concentração, basta uma tulipa de chope ou uma taça de vinho.
Para atingir essa concentração, basta uma tulipa de chope ou uma taça de vinho. Veja quanto tempo, em média, uma dose leva para desaparecer do seu corpo: Um copo de cerveja (350 ml) – 1 hora. Uma dose de pinga, tequila ou uísque (50 ml) – 1 h e 15 min.
Como é feito o exame de prova cruzada?
Como formatar pen drive corrompido pelo celular?
Como identificar uma lesão no joelho?
Qual o melhor suco de uva branco?
Qual seria o outro nome para tinta invisível?
Como restaurar uma parede de tijolinho?
Como restaurar o sistema do notebook Lenovo?
Como recuperar arquivo de PDF apagado?
Como recuperar uma pele sensível?
Quando você assina por outra pessoa?
Como funciona o macro do mouse?
Como é o funcionamento de um motor de avião?