Para a medição da resistência de isolamento utiliza-se um instrumento denominado megôhmetro ou, popularmente, megger (o que, na realidade, é a marca de um fabricante). Os megôhmetros atuais são analógicos ou digitais (motorizados ou eletrônicos), mas, também, podem ser manuais (ou seja, com um "cambito" ou "manivela").
Existem dois métodos para realizar um ensaio de resistência de isolamento, um deles é curto-circuitar os terminais positivo e negativo da string antes de medir a resistência de isolamento entre o ponto de curto-circuito e o terra.
O megômetro, também conhecido como megger, é um instrumento de medição do fluxo de corrente elétrica. De forma simples, ele basicamente gera e aplica uma tensão – que varia entre 50V – em um equipamento para realizar a leitura precisa da corrente elétrica capaz de passar por ele.
Trata-se de uma solução de alto padrão e que permite a detecção precisa de falhas no isolamento de motores elétricos. Seu funcionamento tem origem na aplicação de uma tensão de corrente contínua a um isolante. ... E, além dos motores em si, também podem ser realizados testes em disjuntores.
A medição da resistência de isolamento é realizado por meio de um Megôhmetro. O teste funciona da seguinte forma: uma tensão CC de 5 V é aplicada entre os enrolamentos e a carcaça do motor. Durante a medição e logo a seguir, alguns dos terminais operam com tensões perigosas e não devem ser tocados .
Qual é a tensão de ensaio recomendada? Conforme o item 6.3.4.2, as medições de resistência de isolamento são geralmente feitas com tensões contínuas de 5 volts.
A medição da resistência de isolamento é realizada por meio de um megaohmímetro - ohmímetro de alta resistência. É assim que o teste funciona: Tensão DC de 5 V é aplicado entre os enrolamentos e o terra do motor.
Quando se pensa em medir isolação de alguma máquina ou motor, o primeiro equipamento que vem em mente é o megômetro, que mede a capacidade de realizar a medição da resistência de isolação. Com ele, você mede a isolação de pólos e a isolação da carcaça.
Veja agora como usar o megometro:
Quando se pensa em medir isolação de alguma máquina ou motor, o primeiro equipamento que vem em mente é o megômetro, que mede a capacidade de realizar a medição da resistência de isolação.
Qualquer falha na isolação irá criar um caminho de fuga das cargas para fora do condutor, causando um curto-circuito no sistema elétrico, pois a corrente enxergará um caminho de menor resistência elétrica que a do próprio condutor. A principal diferença entre os materiais isolantes é a temperatura que podem suportar sem degradar.
Toda medida de resistência do isolamento deverá ser sempre considerada estando o equipamento a uma temperatura de 40ºC. Se o equipamento estiver em outra temperatura que não os 40ºC, será necessário efetuar os cálculos para correção ao equivalente ao valor de 40ºC.
A função da isolação é de confinar as cargas elétricas no condutor, conduzindo-as diretamente até o ponto de utilização (equipamento elétrico).
Uma vez que resistência de isolação é inversamente proporcional a temperatura de isolação (a resistência decresce à medida que a temperatura aumenta), as leituras registradas são alteradas por mudanças na temperatura do material de isolação. É recomendável que os testes sejam executados a temperatura de condutor padrão 20ºC.
Quem pode ser cooperado Unicred?
Como funciona a avaliação do passageiro Uber?
Como funciona a Câmara de vereadores de um município?
O que é um site de recrutamento?
Como fica a Câmara de Vereadores?
Quantos Vereador entra na câmera?
Como funcionam as agências de K-pop?
Como usar o Composer no Windows?
Quais são as etapas da Co-criação?
Como ter Word de graça no Mac?
Como usar o Corel Capture 2020?
Como funciona o Corel Draw 2020?
Como ocorre o compartilhamento de elétrons na ligação covalente?