Base. Bata a mandioca com a água no liquidificador até ficar homogêneo. Coe a mistura em um pano limpo e seco (reserve o bagaço), espremendo bem para extrair todo o líquido. Reserve o líquido por 2 horas sem mexer para preparar a tapioca (receita abaixo).
Tanto o polvilho azedo quanto o doce passam pelo mesmo processo industrial. A mandioca chega à fábrica, é limpa, lavada e moída. O caldo mais concentrado, com o amido, fica coberto por água até decantar. Depois é levado a caixas de cimento para fermentar naturalmente, por 30 dias.
Já o polvilho, apesar de ser extraído de um alimento natural (a mandioca), traz quantidades pequenas de vitaminas e minerais, ou seja, oferece as chamadas "calorias vazias", que não promovem benefícios à saúde.
Na produção da farinha d´água (grossa), a mandioca é submersa em água para fermentação por determinado período. Assim que amolece, ela é descascada, ralada, prensada, seca (em forno sob alta temperatura) e peneirada. O mesmo ocorre na produção da farinha seca, embora seja mais fina.
Pode soar trabalhoso, mas os passos são muito simples: bater a raiz com água no liquidificador, coar para separar fibras do amido, deixar o amido decantar, usá-lo para fazer beiju de tapioca.
O chef Paulo Cordeiro, da Doce Fado, explica que a principal diferença é a fermentação. “Ambos vêm da decantação da mandioca, mas enquanto uma parte é seca e moída (o doce), outra parte fermenta antes de passar pela secagem e moagem, o que vai dar um sabor mais intenso e azedo”.
Como medir percurso de corrida?
Como saber se a Heineken é falsificada?
Como fazer hidratação com óleo de uva?
Quais as características principais do ataque cortada?
O que dizer para homenagear um professor?
Como saber se um chinelo Havaianas e original?
Como homenagear uma amiga no dia do seu aniversário?
Como identificar HPV feminino?
Qual é o verdadeiro quebra pedra?
Como saber se o gin Tanqueray é falso?
Como começa a ferida da leishmaniose?
Como ser bom de papo com as pessoas?
Qual é o Super-herói que tem agilidade?