O apontar o dedo e mostrar e falar e falar de novo os erros do outro – ou outra – é um sinal de um conteúdo interno porque, se não fosse, não irritaria ou incomodaria. No dizer sintético de Jung: “Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos”.
O grande problema não é errar, mas ter dificuldade para absorver o golpe e aprender com ele.
Errar é humano, mas reconhecer que errou e pedir desculpas é divino. O ditado popular não é assim, mas poderia ser. Afinal, algumas pessoas têm mais dificuldades em aceitar que erraram do que em perdoar quando alguém erra com elas. A capacidade de reconhecer um erro é tão mais bonita quanto a de perdoar.
Agir assim traz consequências ruins, pois você não irá aprender com os erros cometidos e poderá se sentir culpado e frustrado. ... Não reconhecer o erro nos impede de crescer e amadurecer. Reconhecer um erro é essencial para tornar-se forte e fazer diferente da próxima vez.
Quando alguém comete um erro, a atitude mais medíocre e covarde possível é tentar apontar o erro de alguém como se isso fosse capaz de diminuir ou justificar o próprio erro. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Erros fazem parte do processo de evolução do ser humano, inclusive no âmbito profissional. O problema é que muitas pessoas não conseguem reconhecer isso. Elas deixam de enxergar que estão cometendo erros e, pior do que isso, sempre os mesmo erros, prejudicando o trabalho alheio.
Errar dói… E dói mais quando erramos duas vezes! Não deixe que os erros se repitam e que a dor te machuque duas vezes!
Assim, as pessoas que não admitem seus erros são também aquelas que apresentam sérias carências, são aquelas que carecem de competências básicas para conviver, respeitar, criar vínculos significativos, saber formar uma equipe ou até mesmo criar um projeto para o futuro.
Apesar disso, há pessoas que simplesmente são incapazes de admitir seus erros. E sabe o pior? Esse número vem aumento, possivelmente pela tendência à individualização e egocentrismo. As consequências de uma postura assim para o entorno social, profissional e familiar podem ser desastrosas, já que ninguém é perfeito.
No entanto, esse tipo de personalidade caracterizada por uma alta visão de si mesmo nunca admite falhas próprias. Fazer isso supõe uma violação direta de suas expectativas de competência absoluta. Algo que sempre irá preferir é detectar os erros de outras pessoas para os deixar em evidência.
A dificuldade para assumir os próprios erros existe porque encontrar culpados se tornou um hábito do ser humano: se está sofrendo é porque alguém está causando este sofrimento, se algo não deu certo é porque alguém conspirou contra você, e assim por diante.
Quando surgiu a medicina previdenciária?
Como saber se uma pessoa tem voz para cantar?
Qual é a origem da calculadora?
Como saber se alguém tá falando de vc?
Como foi o surgimento da química?
Como acessar o Gmail de outra pessoa pelo celular?
Como surgiu a prática da capoeira e como ela é caracterizada?
Como saber se uma válvula de amplificador está queimou?
Como saber se a webcam do notebook está funcionando?
Qual tamanho do forno elétrico para assar bolo?
Como saber se uma válvula está queimada?
Como surgiu a vela paralímpica?
Quais órgãos podem ser doados após morte Encefalica?
Como se faz depilação com linha?
Onde foi instituída a monarquia parlamentar?
Quais os sintomas que a tireoide não está bem?
O que precisa para fazer desinfetante?