A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661).
Origem e História da Alquimia A origem da Alquimia é incerta, embora alguns estudiosos acreditam que já era praticada em Alexandria, no Egito Antigo, por volta do século III a.C. e permaneceu como a principal ciência da Idade Média (séculos V ao XV).
A alquimia medieval acabou fundando, com os estudos sobre os metais, as bases da química moderna. Diversas novas substâncias foram descobertas pelos alquimistas, como o arsênico. ... Por coincidência, o desejo dos alquimistas de transmutar os metais tornou-se realidade nos nossos dias com a fissão e fusão nuclear.
Surgimento da química médica (Século XVII) No final do século XVIII, durante a Revolução Francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).
A palavra alquimia tem origem no árabe al-kimiya, que está relacionada com o conceito de química.
Os principais objetivos dos alquimistas eram: 1- Transmutação: transformar metais comuns (chumbo, cobre) em preciosos, como ouro ou prata; 2 - Medicina: criar um elixir, uma poção ou um metal capaz de curar todas as doenças; 3 - Transcendência: descobrir um elixir que conduziria à imortalidade.
As contribuições dos alquimistas: descoberta de novos elementos e substâncias, como remédios e drogas, uso dos conhecimentos estudados em indústrias de transformação, prática experimental para se comprovar a teoria estudada.
A origem da alquimia se perde no tempo, sendo mais antiga do que a história da humanidade. Seu verdadeiro início é desconhecido e envolto em obscuridade e mistério. Assim, seu surgimento confunde-se com a origem e evolução do homem sobre a Terra. A utilização e o controle do fogo separou o animal irracional do ser humano.
A alquimia deixou muitas contribuições para a química, como subproduto de seus estudos, dentre eles podemos citar: a pólvora, a porcelana, vários ácidos (ácido sulfúrico), gases (cloro), metais (antimônio), técnicas físico-químicas (destilação, precipitação e sublimação), além de vários equipamentos de laboratório.
Entrando em contato com a sabedoria grega, a kymiâ passou a considerar que toda matéria era constituída por quatro elementos básicos: terra, ar, água e fogo. Durante a dominação romana sobre o Egito, a alquimia passou a ser condenada pelas autoridades imperiais.
Os alquimistas contribuíram para o desenvolvimento de diversas técnicas, embora não explicassem como os fenômenos ocorriam. Até hoje ela possui um papel importante, sendo considerada fundamental para o desenvolvimento das ciências, sobretudo da Química.
Quando o funcionário volta do atestado pode ser mandado embora?
Onde é preposição ou advérbio?
Qual o prazo para o consumidor desistir do contrato?
Qual é a personalidade de quem gosta da cor azul?
O que acontece durante um infarto?
Qual é a droga mais pesada do mundo?
Qual a importância de cada indivíduo na sociedade?
Qual a importância da contabilidade de custos para as empresas?
Qual o final de Sete Pecados Capitais?
Qual a função dos cristais de hidroxiapatita?
Como calcular depreciação mensal?
Quais são os principais problemas de uma estrutura organizacional?
Quais as profissões mais concorridas atualmente?
O que que é feito o tempero do miojo?
Qual a função de um atendente de lanchonete?
Qual a dívida do governo federal?