Na mitologia romana, a coruja sempre esteve associada à figura de Palas Atena (Minerva) como imagem de sua sagacidade, e acabou se transformando num verdadeiro símbolo da advocacia a partir dessa relação.
Existem diversos símbolos da advocacia, do direito e do advogado. Os mais comuns e usados por diversas instituições, tribunais, faculdades e escritórios são a balança e Têmis, a deusa grega da justiça, mas outros como a coruja, a pena de escrever, o martelo do tribunal e até livros são usados em diferentes contextos.
Símbolos do direito e seus significadosA deusa Themis, símbolo do Direito bastante popular. Também conhecida por deusa da justiça, das leis e da ordem, Themis é uma deusa grega representada por uma mulher com os olhos vendados, segurando na mão esquerda uma balança símbolo da justiça e do equilíbrio. ... A balança. ... O martelo.
Símbolos da JustiçaTÊMIS. Divindade grega, Têmis é a mais conhecida representante da Justiça. ... CEGUEIRA/VENDA. A Justiça, neste símbolo, não faz distinção entre aqueles que são julgados e, portanto, a venda é um símbolo de imparcialidade. ... ESPADA. ... BALANÇA. ... MARTELO.
Na mitologia romana, a coruja sempre esteve associada à figura de Palas Atena (Minerva) como imagem de sua sagacidade, e acabou se transformando num verdadeiro símbolo da advocacia a partir dessa relação.
23 curiosidades que você vai gostar
Thêmis, a deusa da justiça. A Deusa da Justiça (Thêmis) tem sua origem na mitologia grega. Ela é descrita como “de bom conselho”, e é a personificação da ordem, da lei e protetora dos oprimidos. Costumava se sentar ao lado do trono de Zeus para aconselhá-lo.
O símbolo § provém da junção de dois ss, que resumem a expressão latina signum sectiōnis, que, literalmente, significa «sinal de secção» ou «sinal de corte». Este símbolo serve no antigo direito romano para marcar o desdobramento dum texto normativo em normas.
O significado do símbolo emoji ⚖️ é balança, está relacionado ao balança, ferramenta, justiça, libra, peso, zodíaco, pode ser encontrado na categoria emoji: "⌚ Objetos" - "⛏️ ferramenta".
Sua criação tem origem na expressão latina "signum sectionis", ou seja, um sinal de seção ou sinal de corte.
Quando um artigo possui apenas um parágrafo, este é identificado como “parágrafo único”. Quando possui mais de um parágrafo, estes usam numeração ordinal com o símbolo § (que se lê “parágrafo”): § 1.º, § 2.º etc. Incisos de artigos são numerados com algarismos romanos: incisos I, II, III etc.
A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. A balança indica equilíbrio e ponderação na hora de pesar, lado a lado, os argumentos contra e a favor dos acusados. A espada é um sinal de força.
Porque o símbolo da justiça é uma mulher? Desde a antiguidade a justiça é atribuída a mulheres no Egito era Maat, que curiosamente seu nome dá origem a palavra magistrado. Ela também era retratada com uma espada em sua mão direita e recebeu uma versão em que era chamada de Justiça onde recebeu à venda nos olhos.
Segundo a mitologia grega, a figura de mulher que representa a Justiça é a deusa Thémis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra), ela própria a deusa da Justiça.
O símbolo da borboleta na mitologia
Estudiosos afirmam que a borboleta na Psicologia se relaciona com o símbolo dessa ciência. Ψ é o símbolo da Psicologia que nós conhecemos como a vigésima terceira letra grega. Porém, o símbolo foi alterado para a nomenclatura de “psique”.
Os símbolos privativos do advogado, que não se confundem com sua identidade visual, consagrados em nossa jurisprudência interna e na escassa normatização, são apenas a beca, as insígnias que a acompanham, e a balança, ainda que não de uso exclusivo.
Dizem que a justiça é cega, pois o juiz não pode ter os olhos no acusado quando decide, deve se atentar ao fato que julgar.
[Fig.] Diz-se daquele que está com dificuldade de compreender ou enxergar algo. 1. Ela dorme com os olhos vendados por um tapa olho.
A justiça teria que ser igual para todos, não podendo favorecer quem fosse o mais rico ou o mais pobre, ou favorecer o mais forte ou o mais fraco. Aquele que estivesse errado, pagaria pelos seus crimes. Todavia, como visto acima, em nenhum lugar da mitologia grega diz que Têmis (a Justiça) deveria ser surda ou muda.
Serpente. Em algumas representações de Themis, ela pisa na cabeça de uma serpente. Isso representa a dominação, por parte da sabedoria das leis e do conhecimento, dos impulsos e das paixões humanas.
Os números ordinais acompanham os símbolos º (masculino) ou ª (feminino), os quais indicam a forma abreviada dos termos, por exemplo: 2.º ou 2. ª (lê-se segundo ou segunda). Para que não seja confundido com o símbolo de graus (°), o ponto deve sempre vir após o número (1.º/1. ª).
Os sufixos º (masculino) e ª (feminino) acompanham os números ordinais. Esses símbolos indicam a forma abreviada dos termos, por exemplo: 2º ou 2ª (lê-se segundo ou segunda).
Para representar um número ordinal, escrevemos os algarismos seguidos do símbolo ° ou ª. Exemplos de números ordinais: 1º → primeiro.
O caput indica a parte principal de um artigo, para diferenciá-la de parágrafos, incisos e alíneas. Parágrafo – É a divisão imediata do artigo e pode conter explicações ou modificações da proposição anterior. Os parágrafos podem se desdobrar em incisos ou alíneas. É identificado pelo símbolo § ou §§, no plural.
Da Stroßtrupp ("tropa de choque") de Adolf Hitler (400 Sturmabteilung, SA, de elite, criada em 1921 por Ernst Röhm), nasceram em 1925 as SS (abreviatura de Schutzstaffel, "esquadrão de proteção"), que em 1932 tinham 60 000 homens, dois anos depois 100 000, 240 000 em 1939 e que, durante a Segunda Guerra Mundial, ...