Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Como você pode ver, usamos -inho e –inha para formar os diminutivos. Também podemos utilizar a terminação -zinho, –zinha para a formação do diminutivo.
As palavras terminadas em -s ou -z fazem o diminutivo acrescentando -inho ou -ito: adeusinho (adeus + inho), piresinho (pires + inho), alferesinho (alferes + inho); narizinho (nariz + inho), narizito (nariz + ito), raizita (raiz + ita).
É simples: o sufixo -inho, que indica o grau diminutivo, deve ser escrito com “z” em algumas situações. Assim, “pé” vira “pezinho”, “mãe” vira “mãezinha”, “café” vira “cafezinho”, “nariz” vira “narizinho”, “amor” vira “amorzinho”.
adjetivo Capaz de diminuir, de reduzir, de tornar menor; em que há ou contém diminuição. Etimologia (origem da palavra diminutivo). A palavra diminutivo deriva do latim "diminutivus,a,um", com o sentido "que diminui".
Na linguagem coloquial, as formas sintéticas dos diminutivos, tanto nos substantivos, quanto nos advérbios e adjetivos, são, na maioria das vezes utilizadas não só como diminutivos, mas também para indicar as várias manifestações da emoção e das intenções do falante..
Uso de S entre vogais com som de Z. A consoante s é usada entre vogais, assumindo o som z nas seguintes situações: Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese: -oso: ansioso, presunçoso, pretensioso, prazeroso, majestoso.
Significado de Pires substantivo masculino Pratinho que se coloca debaixo de uma xícara.
onibusinho | Definição ou significado de onibusinho no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico.
Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.
Nas palavras proparoxítonas e nas palavras que terminam em sílaba pesada, o diminutivo é formado através da afixação do morfema -zinho, como mostra (2)1: (2) a. lâmpada -> lampadazinha número -> numerozinho
Nós usamos os diminutivos para expressar diferentes significados. Agora vamos ver quais significados os diminutivos podem expressar: Comprei uma cas inha. Então é assim que usamos os diminutivos em Português para falar sobre coisas que são de fato pequenas. Nós usamos diminutivos para expressar carinho e afeto.
Os sufixos de aumentativo e diminutivo também indicam tamanho. São conotações subjetivas (atenuação, encarecimento, proximidade, ponderação, cortesia, ironia, entre outras) ou mesmo uma qualidade objetiva, como o tamanho. Os sufixos mais comuns são: diminutivos: - ito/-ita; illo/illa; aumentativos: -ón/ona; -azo/-aza;
Como saber se uma pessoa falecida tinha dinheiro no banco?
Qual a importância do direito tributário para a população?
Qual o remédio mais forte para dor de câncer?
Qual a melhor grama para pasto?
Qual a importância dos influenciadores digitais para as empresas?
O que são mastócitos e quais são suas principais funções nos tecidos conjuntivos?
Qual a diferença entre eritema e hiperemia?
O que um ansioso não deve comer?
Como identificar uma estrela no céu?
Qual o tamanho de uma geladeira?
Qual melhor exame para aneurisma de aorta abdominal?
Qual o crime de lavagem de dinheiro?
Quanto lucra uma boca de fumo?
Como mudar a cor do data show?
Qual é a diferença entre metalurgia e siderurgia?
Qual o produto para limpar pedra São Tomé?