Os tecidos hiperemiados apresentam uma coloração mais avermelhada (eritema) que o usual, devido ao ingurgitamento sanguíneo que ocorre na região. É muito comum em tecidos onde há inflamação em curso.
Como é provocada a Hiperemia ativa? A hiperemia reativa ocorre devido acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos da microcirculação, ou seja dos menores vasos chamados de arteriolas. Isto pode ocorrer por um processo fisiológico, mecanismo normal no organismo ou por algumas doenças.
Em geral podemos ter: À jusante: Isquemia, levando à degenerações e hipotrofia ou ao infarto isquêmico, quando intensa ; À montante: Hiperemia passiva, levando ao edema, à degenerações e à hipotrofia, ou ao infarto hemorrágico.
A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença, ficando acumulado no órgão.
A hiperemia passiva, também conhecida como hiperemia patológica ou congestão, acontece quando o sangue não consegue sair do órgão, ficando acumulando nas artérias, e isso acontece normalmente como consequência de alguma doença que resulta na obstrução da artéria, influenciando no fluxo de sangue.
Hiperemia. Hiperemia e congestão são caracterizados pelo aumento de volume sangüíneo em um tecido ou área afetada. É dividida em : hiperemia ativa e hiperemia passiva ou congestão. A primeira é causada por uma dilatação arterial ou arteriolar que provoca um aumento do fluxo sangüíneo nos leitos capilares, com abertura da capilares inativos.
A ocorrência mais comum de hiperemia se dá na inflamação, apresentando uma coloração vermelho-viva. Usualmente, esse processo ativo ocorre em áreas localizadas, pois se ocorresse de uma maneira difusa, não haveria sangue suficiente nos vasos principais para manter a pressão sangüínea sistêmica, levando ao choque circulatório.
Deste modo, o tecido se torna bem avermelhado, em consequência do aumento do número de hemácias presentes, e também devido ao sangue presente ser arterial e, portanto, bem oxigenado, sendo denominada esta região avermelhada de hiperêmica. A ocorrência mais comum de hiperemia se dá na inflamação, apresentando uma coloração vermelho-viva.
Quais são as diferenças entre um ERITEMA e uma HIPEREMIA? Eritema tem a ver com uma lesão fundamental que se caracteriza como uma bolha ou vesícula se for de conteúdo líquido e por uma pápula ou nódulo se for conteúdo indeterminado consistente, apresenta bordas avermelhadas por isso eri= vermelho.
Como registrar autoria de E-book?
Como ocorre o processo de pirólise?
Como registrar ata de reunião online?
Como envernizar móveis antigos de madeira?
Como se dá o processo de respiração das plantas?
Como lixar uma caixa de madeira?
Como protocolar acordo coletivo no Ministério do Trabalho?
Como fazer aumento de capital Junta Comercial?
Como acontece o processo de reprodução das minhocas?
Como cuidar da bromélia imperial?
Como gerar Darf de multa por Entrega em Atraso DCTF?
Como cuidar a planta peperômia?
Como cuidar de uma dama-da-noite?
Onde se registra alienação fiduciária?
Como atualizar salário na carteira de trabalho digital?