Para aproveitar esse expectorante natural e acabar com as inflamações e irritações causadas pela gripe, faça um chá com duas colheres (chá) de folhas de lambari secas e uma xícara de água. Ferva a água e coloque sobre a erva, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, coe e consuma.
Seu uso na medicina popular é geralmente por meio de chás, que são ótimos para o tratamento de infecção urinária, problemas vasculares, pressão arterial alta, entre outras doenças. No México, a planta também é usada para combater dor de dente e males do intestino.
O peixinho-da-horta é uma Panc que apresenta benefícios para a saúde, mas é pouco conhecida na cozinha brasileira. O peixinho, também chamado de peixinho-da-horta, lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho e orelha-de-lebre, é uma Planta alimentícia não convencional (Panc) de nome científico Stachys byzantina.
Lave bem as folhas da planta peixinho em água corrente, seque e corte em pedaços pequenos. Em seguida, coloque a água em uma panela para ferver, adicione as folhas e deixe no fogo durante 15 minutos ou até a água formar bolhas na superfície. Desligue o fogo e coe. Espere esfriar bem e sirva imediatamente.
Auxilia na melhora de cistites e inflamações do aparelho urinário; É rica em proteínas, fibras e sais minerais como cálcio, magnésio e zinco; Possui ação anti-inflamatória e antirreumática. É uma planta muito rústica, mas que não tolera períodos muito secos.
41 curiosidades que você vai gostar
Ela é diurética e, assim, auxilia no funcionamento do corpo e ajuda a desinchar. A planta também possui sais minerais importantes para o funcionamento do organismo, como cálcio, magnésio e zinco. Além disso, o chá de trapoeraba ainda ajuda nos sintomas de inflamações do aparelho urinário, como as cistites.
A Trapoeraba se enquadra como Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), pois a flor é comestível e possui propriedades medicinais. As flores e as folhas podem ser adicionadas em diversos pratos gastronômicos. No entanto, as folhas devem ser cozidas ou refogadas, já as flores podem ser consumidas cruas.
As folhas do peixinho-da-horta (Stachys byzantina) têm sido utilizadas na cozinha do chef Marcos Livi por ser fonte de fibra alimentar e de minerais como potássio, cálcio e ferro. Quando preparadas empanadas e fritas elas lembram um leve sabor de peixe, uma vez que sua composição química é rica em óleos vegetais.
Colheita. Dentro do processo de cultivo de peixinho da horta, a colheita de folhas é feita a partir de 60 dias, à medida que elas atingem um tamanho superior a 10 cm. A produção varia de dois a quatro maços por metro quadrado, por semana. Cada maço contém cerca de 20 folhas ou aproximadamente 200 g.
Como saber o tamanho do lençol?
De quem é a prioridade no trânsito?
Qual o tamanho da estátua da Havan?
Qual é o sinônimo da palavra brilhavam?
Quais os cuidados que devemos ter com um idoso?
O que é o não morfologicamente?
Quem são os 10 famosos mais rico do Brasil?
Porque a caixa d'água fica em cima?
Como pedir reembolso na garena?
Quais os tipos de massas de ar que atuam no Brasil?
O que é estar no fundo do poço?
Quais são as lesões mais comum em atletas de fim de semana?
O que são sólidos totais do leite?
Quais são os patrimônios culturais imateriais?
O que são bens de consumo exemplos?