"O branqueamento é uma técnica de congelar legumes e vegetais ideal para correria do dia a dia. O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.
Para verduras e legumes, você deixará o ingrediente na água fervente por 3 a 5 minutos de acordo com o tamanho e rigidez do alimento, irá retirá-lo e o jogará diretamente em água bem gelada para resfriarem por 1 a 2 minutos – se necessário, água com gelo.
O truque é retirar os vegetais da água ainda firmes e quando eles estiverem com a sua cor bem intensificada. Dica: Para que o branqueamento seja feito corretamente, marque o tempo de fervura no relógio e não deixe passar de 3 minutos.
Geralmente é realizado em frutas, vegetais e legumes, hortaliças em si, como por exemplo: abobrinha, espinafre, nabo, pimentão, beterraba, abóbora, batata, milho, mandioquinha, vagem, cenoura, brócolis, salsão e entre outros.
Ao contrário do que o nome pode sugerir, ao branquear alimentos — geralmente vegetais —, eles mantêm as cores vivas e os seus nutrientes para o preparo dos pratos com eles frescos. O branqueamento também é essencial para que legumes sejam congelados.
30 curiosidades que você vai gostar
Benefícios do branqueamento de alimentos
A técnica faz com que as enzimas que causam o escurecimento dos alimentos sejam inativadas, além de ajudar a manter a cor, o aroma e o sabor do vegetal. Ela é um pré-tratamento para que o alimento seja congelado e não perca suas características.
O branqueamento trata-se de uma técnica de conservação de alimentos que baseia-se na aplicação de calor, com o intuito de inativar enzimas. Usado para prevenir o escurecimento enzimático de frutas e hortaliças durante o armazenamento destes (FELLOWS, 2018).
Benefícios do branqueamento de alimentos A técnica faz com que as enzimas que causam o escurecimento dos alimentos sejam inativadas, além de ajudar a manter a cor, o aroma e o sabor do vegetal. Ela é um pré-tratamento para que o alimento seja congelado e não perca suas características.
3.4.
As finalidades do branqueamento são: inativar enzimas permitindo, assim, reduzir fortemente as perdas de qualidade do produto durante o período de armazenamento; maior uniformidade na cor das hortaliças; proporcionar melhor textura ao produto final.
Como fazer referência de artigo mais de um autor?
O que é consumo consciente para você dê exemplos?
Qual a principal lei no Brasil que cuida do direito empresarial?
Quais os aplicativos de mensagens mais usados no Brasil?
O que foi a lei eusebio de queiroz?
Qual é a atividade física mais praticada no Brasil?
Qual a imunodeficiência primária mais comum?
O que é um circuito desenergizado?
Quanto é preciso para abrir uma conta poupança?
Quais as duas principais ferramentas do melhoramento genético animal?
Qual é a função de um designer?
Quais cristais podem ir no sol?
Quanto tempo demora para a cola Super Bonder secar?