São várias as leis que compõem esse ramo do Direito, mas a principal delas é o Código Civil, apesar de estar vigente em parte o Código Comercial de 1850.
Além disso, trata sobre os direitos e obrigações dos empresários, contratos especiais, títulos de crédito e questões relativas à propriedade intelectual. A principal lei que trata sobre o Direito Empresarial é o Código Civil, que conta com um capítulo específico sobre as atividades das sociedades empresárias.
Já o direito empresarial é o ramo do direito privado que estuda os empresários e suas relações com sócios, terceiros, marcas e patentes, entre outros. Inclusive, dentro do Direito Empresarial, vamos ter o comercial, o direito do consumidor, econômico, contratos empresarial.
A Lei 13.792 alterou dispositivos do Código Civil, Lei 10.406/2002, para modificar o quórum de deliberação no âmbito das sociedades limitadas. ... Atualmente, o Direito Empresarial brasileiro é disciplinado em sua maior parte pelo Código Civil, o qual trata também de questões privadas envolvendo pessoas físicas.
4 – Dinamismo
Isso acontece porque as atividades empresariais, ligadas ao mercado nacional e internacional, estão em constante transformação. Consequentemente, as regras devem ser atualizadas e adaptadas à evolução do mercado e do comércio.
43 curiosidades que você vai gostar
O Direito Empresarial é de extrema importância para toda a comunidade. ... Além de evitar o recebimento de multas e outras penalidades pelo descumprimento de regras, os gestores podem ainda se beneficiar de algumas ferramentas criadas pela lei ao conhecer as regras do Direito Empresarial.
O direito empresarial traz informações sobre como as sociedades devem existir, quais são as regras para relações de mercado, de concorrência, de contratos e assim por diante. É, portanto, a matéria que orienta os empresários em diversos sentidos, de modo a garantir uma atuação completamente regular.
As ramificações do Direito Empresarial demonstram sua vastidãoO abrangimento do Direito Empresarial. ... Direito da Propriedade Industrial. ... Direito Cambiário. ... Direito Societário. ... Direito de Recuperação de Empresas. ... Direito Contratual. ... Direito Aeronáutico. ... Direito Marítimo.
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Para ser considerado empresário o profissional deverá apresentar as três características: Habitualidade, Pessoalidade e Monopólio das Informações.