Para obter mudas, colete estacas do caule da planta. Em seguida, aqueça o substrato para haver maior enraizamento. Em torno de 70 dias, as estacas devem estar bem enraizadas, prontas para ser transferidas para sacolas plásticas com substrato rico em matéria orgânica.
RESUMO - Dentre os métodos de multiplicação, o mirtilo pode ser propagado por sementes, rebentos, micropropagação e estaquia. Comercialmente, a propagação por meio de estaca é o método mais utilizado, proporcionando resultados diversos de acordo com a cultivar.
Primeiro, faça um pequeno buraco na terra do vaso, depois, despeje algumas sementes dentro do orifício. Após cubra as sementes com uma porção de terra.
A produção de mudas de mirtilo é feita utilizando-se um método de propagação muito conhecido, o da estaquia, que consiste em enraizar partes da planta, principalmente ramos, retirados de uma planta matriz que represente a variedade em termos de potencial produtivo e boa sanidade.
Por ser uma fruta delicada, é importante que o processo seja feito cuidadosamente, de preferência em dezembro ou janeiro.
As frutas podem ser colhidas ao longo de 40 dias, entre os meses de dezembro e janeiro. Como o mirtilo é delicado e bastante perecível, cuidados devem ser redobrados para evitar danos durante a execução da colheita.
Jogue as sementes em cima do musgo e coloque mais uma camada fina sob as sementes. Cubra com jornal e deixe em um local bem quente, demora 1 mês para geminarem. Após a geminação, tire o jornal e deixe elas no sol. Quando já estiverem bem fortalecidas, pode transplantar para o solo definitivo.
O mirtilo é uma planta do tipo arbusto muito consumida em locais que possuem regiões de clima frio, como América do Norte e principalmente Europa, de onde ela é originária e conhecida pelo nome de “blueberry”.
ESPAÇAMENTO - de porte arbustivo, a planta do mirtilo necessita de covas com dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros, com aplicação de calcário e matéria orgânica. Deixe entre as plantas o espaçamento de 1 a 1,5 x 3 metros.
Originário da América do Norte e pertencente à família Ericaceae, os mirtilos podem chegar a arbustos de até 4 metros de altura, dependendo da variedade. O principal método de propagação é por estaquia, portanto, retire cuidadosamente estacas do caule e plante-as em um solo areno-argiloso, ácido (pH 4,5 ou 5,5) e rico em matéria orgânica.
PLANTIO - os melhores solos para plantar mirtilo são os areno-argilosos, ricos em matéria orgânica e levemente ácidos. Para obter mudas, colete estacas do caule da planta. Em seguida, aqueça o substrato para haver maior enraizamento.
AMBIENTE - o mirtilo se adapta às mais variadas condições climáticas, mas seu plantio vai bem principalmente em locais frios, com temperaturas baixas no inverno e amenas no verão. CUIDADOS - as principais doenças que atacam o mirtilo são causadas pelos fungos Botrytis, Colletotrichum e Aspergillus.
Como organizar coisas no quintal?
Qual a mensagem central do filme O pianista?
Qual a origem do Império Romano do Oriente?
Quais as diferenças entre fímbrias e pili?
Como ficou conhecido o primeiro almanaque redigido em português?
Quais são as barreiras de filtração?
Quantos anos tem a educação no Brasil?
Como os seres protistas interagem com os seres humanos?
Qual é a explicação para a grande capacidade de regeneração dos poríferos?
Quando foi criado o Credo Niceno?
Quando surgiu o crime organizado?
Como surgiu o Clube do Paysandu?
Como aconteceu o desenvolvimento das cidades estados?
Quem criou o Banco de Leite Humano?
Como os PCNs abordam os conteúdos de Arte no Ensino Fundamental?
Como surgiu as guerreiras Amazonas?