Para determinar a Shelf Life de um produto são analisadas as características sensoriais (aroma, textura, sabor, aparência), características físicas e microbiológicas.
Existem duas formas diferentes de calcular o shelf life dos produtos armazenados.
...
Como calcular o shelf life?O monitoramento do produto exposto ou estocado;A classificação de elementos que podem reduzir o shelf life dos produtos;Identificação de fatores que não contribuem com a preservação dos itens.
Para um alimento que possui uma vida de prateleira de meses ou até anos, pode-se fazer um estudos de vida de prateleira acelerado, no quais são usadas temperaturas e umidades relativa do ar (UR) mais elevadas, de forma a “acelerar” as reações físico-químicas responsáveis pelo envelhecimento do produto.
O método mais comum para se determinar a vida-de-prateleira de um produto alimentício é realizando diferentes testes ao longo de um determinado tempo em condições controladas que se assemelham àquelas que serão encontradas durante a estocagem, distribuição, exposição à venda e tempo de uso pelo consumidor.
Para evitar que isso afete o shelf life, é necessário estar atento durante a estocagem e criar condições para impedir o crescimento microbiológico, como: controle de umidade, pH e temperatura.
42 curiosidades que você vai gostar
Um sistema de gestão de estoque controla também o chamado “Shelf Life”, que indica o prazo em que determinado produto perde a validade. Alimentos, cosméticos e detergentes, por exemplo, possuem prazos de validade variáveis. Toda vez que um deles entra no estoque, o sistema registra essa informação.
Siga as dicas:
2- Compre alimentos em estabelecimentos que lhe demonstrem ter condições de higiene e verifique sempre o prazo de validade; 3- Verifique se os alimentos estão bem acomodados e guardados em local fresco e seco; 4- Não adquira produtos alimentares com a embalagem suja, parcialmente aberta ou danificada.
O tempo de prateleira só deve ser considerado válido se o produto alimentar for adquirido intacto e sem qualquer tipo de danos. Os consumidores devem sempre seguir as instruções de armazenamento do produtor, particularmente no que se refere à temperatura e utilização do produto após abertura.
Segundo ele, um procedimento simples para produtos enlatados seria utilizar um lote de 180 amostras, dividindo-o em 100 amostras a 22°C, 50 a 38°C e 30 a 50°C, com análises periódicas a 36, 18 e 3 meses, respectivamente.
Os fatores que influenciam a vida-de-prateleira de um produto são categorizados em intrínsecos (atividade de água, pH, potencial redox, nutrientes, Page 7 7 flora natural e utilização de conservantes) e extrínsecos (tempo; controle de temperatura e umidade relativa durante o processamento, estocagem e transporte; ...
Teste de Estabilidade Acelerada
As amostras podem ser submetidas a aquecimento em estufas, resfriamento em refrigeradores, exposição à radiação luminosa e ao ambiente. Em geral, as amostras são avaliadas inicialmente no tempo zero, 24 horas e aos 7º, 15º, 30º, 60º e 90º dias.
Para se determinar as validades de alimentos podem-se utilizar métodos diretos, tais como os estudos de estabilidade em tempo real e os testes de desafio e métodos indiretos, tais como testes de estabilidade acelerada e o uso de dados históricos coletados ou modelos preditivos.
Em inglês, o termo Shelf life quer dizer: Vida de prateleira, e é utilizado para se referir ao prazo de validade dos produtos. Ou seja, quanto tempo um produto pode ficar armazenado, ou na prateleira, sem que tenha suas características sensoriais como gosto, textura e cheiro modificadas.
Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas. Os testes são realizados em condições controladas de temperatura e umidade.
A verdade é que os prazos de validade são determinados com uma certa margem de segurança. Isso significa que, se o resultado da análise de um produto der que o prazo é de três meses e 10 dias, por exemplo, a data passada para o consumidor será de três meses.
Fatores extrínsecosTemperatura, pressão, umidade relativa, exposição à luz durante o processamento, transporte e armazenagem;Composição da atmosfera dentro da embalagem;Tratamento térmico posterior (reaquecimento ou cozimento antes do consumo, por exemplo);Manuseio do consumidor.
“a vida de prateleira de um alimento é o tempo em que ele pode ser conservado em determinadas condições de temperatura, umidade relativa, luz, etc., sofrendo pequenas, mas bem estabelecidas alterações que são, até certo ponto, consideradas aceitáveis pelo fabricante, pelo consumidor e pela legislação vigente”.
A umidade do ambiente, o tipo de embalagem e o tempo de exposição à determinadas temperaturas podem induzir a uma variação do conteúdo de água e compostos de aroma do alimento devido a algumas reações de degradação e isso, por sua vez, afeta diretamente a nossa percepção ao sentirmos a textura ou sabor do alimento, por ...
É a disponibilidade da água para a atividade microbiológica, enzimática ou química que determina a vida de prateleira, sendo medida através da ATIVIDADE DE ÁGUA (aw). ... A atividade de água influencia de forma direta na conservação dos alimentos pois ela interfere na velocidade das reações de deterioração dos alimentos.
Esta fase tem como objetivo comprovar o prazo de validade do cosmético. Amostras do produto são expostas à temperatura ambiente e analisadas periodicamente até o final do prazo de validade.
A seqüência sugerida de estudos (preliminares, acelerados e de prateleira) tem por objetivo avaliar a formulação em etapas, buscando indícios que levem a conclusões sobre sua estabilidade.
Estabilidade de Prateleira
Avalia, então, o comportamento do produto nas condições de armazenamento descritas na embalagem. As amostras ficam armazenadas em sua embalagem final (embalagens de venda para o consumidor), à temperatura ambiente e são analisadas periodicamente até que termine seu prazo de validade.
Os três tipos mais significantes de deterioração microbiológica de alimentos comercialmente enlatados são:a deterioração ácida (flat-sour).a deterioração por anaeróbios termófilos.a putrefação.
A temperatura. Faixas de temperatura entre 5 e 65º C favorecem a proliferação de microrganismos e deterioração dos alimentos. ... O oxigênio. A quantidade de oxigênio presente no meio ambiente pode influenciar a conservação dos alimentos. ... A umidade relativa. ... A presença de gases no meio.
Como evitar que alimentos perecíveis estraguem rápidoConserve carnes e frutos do mar no congelador. ... Enrole as hastes das bananas com plástico filme para retardar o amadurecimento. ... Congele frutas maduras para fazer vitaminas e sucos.
Qual o melhor óleo para cabelos grisalhos?
Quais são os tipos de desperdício?
Onde fica o código do banco no cartão da Caixa?
Qual objetivo da corporeidade?
Quais são os riscos ambientais de acordo com a NR 9?
Como dormir no aeroporto de Dubai?
Quantos anos tem Caetano Veloso e Maria Bethânia?
Quantas medalhas são distribuídas nas Olimpíadas 2020?
Como comprar ingressos jogo Palmeiras?
Qual o médico que cuida de lipoma?
O que significa resguardo no candomblé?
O que são cores não espectrais?
Quando é necessário usar óculos de grau para perto?
Em qual episódio a irmã do Naruto aparece?
O que é tempo de reação no esporte?