Segundo Chevallard, a Transposição Didática é entendida como um processo no qual um conteúdo do saber que foi designado como saber a ensinar sofre, a partir daí, um conjunto de transformações adaptativas que vão torná-lo apto para ocupar um lugar entre os objetos de ensino.
A transposição interna ocorre em sala de aula, em um contexto de estreita relação entre professor/aluno/saber, em que esses elementos interagem a partir de meca- nismos que lhe são próprios, denominados pelo autor como “funcionamento didático”, esquematizado no triângulo didático.
Então, a primeira transposição didática, ocorre do saber sábio para o saber a ensinar, e a segunda transposição é a que ocorre do saber a ensinar, para o saber ensinado.
Podemos entender o processo de transposição didática como o conjunto de modificações as quais saber é submetido, da esfera acadêmica (saber científico) para o âmbito escolar, em duas etapas: externa (produz o saber a ser ensinado) e interna (produz o saber ensinado).
A transposição didática é um processo pelo qual o saber produzido no âmbito científico é transposto para o conhecimento construído em sala de aula. É um processo realizado em duas etapas: externa e interna.
“A transposição didática do fazer histórico pressupõe, entre outros procedimentos, que se trabalhe a compreensão e a explicação histórica(...) Destacam-se a problematização, o ensino e a construção de conceitos, análise causal, contexto temporal e o privilégio da exploração do documento histórico(...)
A Transposição Didática na Matemática: Os textos matemáticos a serem estudados fazem uma adaptação do saber puro e sistematizado para um conhecimento mais dinâmico e adaptado à vida real. Este processo se constitui em uma primeira transformação do saber matemático.
A transposição didática interna é a última transformação sofrida pelo saber científico, tendo enquanto parceiros envolvidos, o professor e os alunos. Tal transformação é decorrente da abordagem do professor em relação aos saberes a ensinar.
A Transposição Didática é entendida como um processo, no qual um conteúdo do saber tendo sido designado como saber a ensinar quando sofre, a partir daí um conjunto de transformações adaptativas que o levam a tomar lugar entre os objetos de ensino.
“A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. [...]
Como ganhar dinheiro na internet assistindo propaganda?
Como transformar um arquivo MP4 em MP3?
Como inserir PowerPoint no Classroom?
Onde posso vender meus cursos?
Como transferir conta da Caixa de um estado para outro?
O que vender na pandemia 2021?
Como inserir uma imagem no Photoshop 2020?
É loucura esperar resultados diferentes quando continuamos fazendo a mesma coisa?
Como Converter PDF em Word no Chrome?
Qual das fração abaixo é equivalente a 3 4?
Como colocar os blocos no AutoCAD?
Como transferir WhatsApp do Android para Android?
Como reorganizar a numeração das notas de rodapé?
Como atribuir tarefas no to do?
Como transferir os pontos de Dotz para Livelo?
Como numerar as linhas de um texto no Word?