5.2. Ressuscitação Cardiopulmonar. R.C.P. Básica
A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) consiste em uma série de manobras realizadas por profissionais de saúde, ou por leigos, para reverter a parada cardiorrespiratória (PCR) e manter a oxigenação e perfusão tecidual adequadas.
Técnicas de RCP para profissionais de saúde
Faixa etária | RCP com 1 socorrista* |
---|---|
Adultos e adolescentes | 2 respirações (1 segundo cada) após cada 30 compressões torácicas a 100–120/min |
Crianças (1 ano—puberdade)‡ | 2 respirações (1 segundo cada) após cada 30 compressões torácicas a 100–120/min |
Logo, quanto mais rápido o atendimento, maior será o seu êxito. Dessa forma, a RCP nada mais é do que manobras que visam manter a circulação sanguínea do coração e outros órgãos vitais, sendo fundamental para assegurar sobrevida até que ocorra o atendimento da assistência médica emergencial.
A reanimação cardiopulmonar padrão pode ser feita de duas formas, tanto por uma única pessoa, que realiza insuflações de resgate e compressões do tórax de forma alternada, quanto por duas pessoas, uma realizando as insuflações de resgate e a outra responsável pelas compressões do tórax.
O atendimento à parada cardíaca pelo protocolo da American Heart Association (AHA) é o método mais utilizado no Brasil e no mundo. Apesar de haver atualizações anuais, a cada cinco anos o material do curso todo é revisado e uma nova edição dos livros e vídeos é publicada.
Para evitar que o pior aconteça, a ressuscitação cardiopulmonar deve entrar em cena. A ressuscitação cardiopulmonar, também chamada de reanimação cardiorrespiratória, combina técnicas que incluem compressões torácicas, visando bombear o coração, melhorar o fluxo sanguíneo e, assim, fornecer oxigênio ao cérebro até que haja atendimento médico.
Para realizar ressuscitação cardiopulmonar (RCP) num bebé A maioria das paragens cardíacas em bebés ocorre por falta de oxigénio, derivado de, por exemplo, afogamento ou asfixia. Se sabe que o bebé tem uma obstrução das vias respiratórias, efectue os primeiros socorros para o caso de asfixia.
A reanimação cardiopulmonar padrão pode ser feita de duas formas, tanto por uma única pessoa, que realiza insuflações de resgate e compressões do tórax de forma alternada, quanto por duas pessoas, uma realizando as insuflações de resgate e a outra responsável pelas compressões do tórax.
A parada cardiorrespiratória é o momento em que o coração deixa de funcionar e a pessoa deixa de respirar, sendo necessário fazer uma massagem cardíaca para fazer com que o coração volte a bater. O que se deve fazer caso isso aconteça é chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o número 192, e iniciar o suporte básico de vida:
Como corrigir a umidade da areia no traço?
Porque o canudo faz mal ao meio ambiente?
Quem é o agente etiológico da leishmaniose?
Como o capitalismo destrói a natureza?
Como os astecas usavam o cacau?
Quando usar um autotransformador?
Como saber como será o rosto do meu filho?
O que fazer depois de passar na OAB?
Como sincronizar o calendário do Outlook com o gmail?
Como saber se meu plano cobre o Implanon?
Como conseguir histórico de conversa do WhatsApp?
Quais são os critérios para instalação de um semáforo?
Que tipos de exames nutricionista pode solicitar?
Como emitir guia de custas iniciais TJMG?
Como solicitar reembolso MasterCard?
Quais fatores contribuíram para o crescimento econômico dos Tigres Asiáticos?