5.2. Ressuscitação Cardiopulmonar. R.C.P. Básica
A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) consiste em uma série de manobras realizadas por profissionais de saúde, ou por leigos, para reverter a parada cardiorrespiratória (PCR) e manter a oxigenação e perfusão tecidual adequadas.
Técnicas de RCP para profissionais de saúde
Faixa etária | RCP com 1 socorrista* |
---|---|
Adultos e adolescentes | 2 respirações (1 segundo cada) após cada 30 compressões torácicas a 100–120/min |
Crianças (1 ano—puberdade)‡ | 2 respirações (1 segundo cada) após cada 30 compressões torácicas a 100–120/min |
Logo, quanto mais rápido o atendimento, maior será o seu êxito. Dessa forma, a RCP nada mais é do que manobras que visam manter a circulação sanguínea do coração e outros órgãos vitais, sendo fundamental para assegurar sobrevida até que ocorra o atendimento da assistência médica emergencial.
A reanimação cardiopulmonar padrão pode ser feita de duas formas, tanto por uma única pessoa, que realiza insuflações de resgate e compressões do tórax de forma alternada, quanto por duas pessoas, uma realizando as insuflações de resgate e a outra responsável pelas compressões do tórax.
O atendimento à parada cardíaca pelo protocolo da American Heart Association (AHA) é o método mais utilizado no Brasil e no mundo. Apesar de haver atualizações anuais, a cada cinco anos o material do curso todo é revisado e uma nova edição dos livros e vídeos é publicada.
Para evitar que o pior aconteça, a ressuscitação cardiopulmonar deve entrar em cena. A ressuscitação cardiopulmonar, também chamada de reanimação cardiorrespiratória, combina técnicas que incluem compressões torácicas, visando bombear o coração, melhorar o fluxo sanguíneo e, assim, fornecer oxigênio ao cérebro até que haja atendimento médico.
Para realizar ressuscitação cardiopulmonar (RCP) num bebé A maioria das paragens cardíacas em bebés ocorre por falta de oxigénio, derivado de, por exemplo, afogamento ou asfixia. Se sabe que o bebé tem uma obstrução das vias respiratórias, efectue os primeiros socorros para o caso de asfixia.
A reanimação cardiopulmonar padrão pode ser feita de duas formas, tanto por uma única pessoa, que realiza insuflações de resgate e compressões do tórax de forma alternada, quanto por duas pessoas, uma realizando as insuflações de resgate e a outra responsável pelas compressões do tórax.
A parada cardiorrespiratória é o momento em que o coração deixa de funcionar e a pessoa deixa de respirar, sendo necessário fazer uma massagem cardíaca para fazer com que o coração volte a bater. O que se deve fazer caso isso aconteça é chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o número 192, e iniciar o suporte básico de vida:
Como faço para saber a amperagem de uma fonte?
Qual o nome do osso atrás do pescoço?
O que é temperatura de bulbo Sêco e úmido?
Qual foi o primeiro samba gravado em 1917?
Como se chamam os processos de formação dos gametas masculinos e femininos?
Qual o nome do mestre do Shiryu?
Quais foram os maridos de Tarsila do Amaral?
Como se chama o poder de controlar Terra?
Como se chamava o primeiro projetor de cinema e quem o inventou?
Como imprimir o relatório da impressora?
O que significa a palavra disseminando?
Como organizar cozinha gourmet?
O que fazer um ano antes do casamento?
Como deve ser feito o cadastro da empresa junto ao Siscomex?