Os pais ou responsáveis devem abordar a questão da morte com delicadeza e sutileza, contextualizando a realidade. É importante explicar com exemplos concretos — respeitando a idade da criança, fazendo uma relação com a vida —, dizendo, por exemplo, como acontece com a planta, que nasce, cresce e depois morre.
O luto na sala de aula
O trabalho de luto bem sucedido proporciona o enriquecimento interior e a aquisição de competências necessárias à superação de sentimentos de perda. Crianças mais pequenas, com 3 e 4 anos, geralmente associam a morte a uma fase de grande tristeza. Contudo, são incapazes de perceber a morte como algo irreversível.
Geralmente, as crianças expressam o luto através de sentimentos como a tristeza, a ira, o medo e, por vezes, voltam a ter comportamentos mais infantis.
O processo de luto é muito diferente de uma pessoa para a outra e, dessa forma, existem várias maneiras de expressar os sentimentos que a morte e a perda podem causar. No entanto, é comum que o processo de luto esteja dividido em 5 fases:
A forma como cada pessoa vive o luto depende de vários fatores como a relação que tinha com a pessoa falecida, o tipo de apoio familiar ou social e a personalidade de cada um. O processo de luto é muito diferente de uma pessoa para a outra e, dessa forma, existem várias maneiras de expressar os sentimentos que a morte e a perda podem causar.
O que é crescimento interpessoal?
Qual é a altura do príncipe Harry?
Quanto de água misturar na tinta?
É aconselhável dormir com o cachorro?
Quais estruturas fazem parte da pequena circulação e qual objetivo final desta?
O que é preciso para ser um analista ambiental?
Quais são os fatores de qualidade da imagem radiográfica?
Qual a diferença entre consumo verde e consumo sustentável?
Quais os números inteiros entre 3 é 3?
Como fazer cálculo trabalhista 2021?
Como é o casamento de um militar?
Qual a diferença de 1 ou 2 ohms?