O pedido de desculpas perfeito — de acordo com a ciência
Em um certo sentido, Perdão e Desculpa são palavras quase opostas. ... Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão. Da mesma forma, boas desculpas não precisam de perdão - já que o perdão exige culpa - e se você quer ser perdoado, não há desculpas para o que fez - pois pedir perdão é assumir a culpa.
E, bem, como é difícil pra todo mundo, seguem 6 dicas de como pedir desculpas de verdade:
Ela está totalmente ligada aos nossos valores pessoais, a nossa visão que temos do mundo. Nesse sentido, o pedido de desculpas pode servir para reaver a nossa postura perante um erro. Até mesmo porque admitir um erro e assumir as responsabilidades por um acontecimento é um verdadeiro ato de coragem e humildade.
Utilize frases na primeira pessoa.
Obrigada. A palavra perdão significa, de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, «remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto» ou «ato pelo qual uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era de seu dever ou obrigação por quem competia exigi-lo».
Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. ... Quando um indivíduo comete alguma ação considerada pecado ou que é o oposto às normas propostas por determinada religião, este deve pedir perdão de seus pecados à Deus, através de orações ou penitências.
Apenas pedir desculpas pode fazer parecer que estamos dizendo: “sinto muito que você esteja chateado, mas eu não estava errado”. As pessoas geralmente precisam ouvir “eu estava errado; cometi um erro”, porque elas perceberão como falso qualquer pedido de desculpas que não venha acompanhado de responsabilidade.
Ao assumir um erro – seja pessoal ou profissional –, estamos em uma situação de vulnerabilidade, o que é assustador para muitos de nós. Outro motivo que faz com que pensar em um pedido desculpas seja uma situação delicada é a insegurança quanto à reação dos demais. Eles aceitarão nossas desculpas?
Não jogue a responsabilidade do problema para a outra pessoa. Foque-se no que você fez e evite soar como se estivesse culpando os outros. Por exemplo, um modo comum, mas ineficaz, de se desculpar é dizer algo como "Sinto muito pelo fato de seus sentimentos terem sido feridos" ou "Sinto muito por ter se irritado".
O sucesso do seu pedido de desculpas depende de seu talento para dizer a coisa certa. Werneck aconselha usar palavras que denotem comprometimento, pois elas terão mais força para tocar o outro. Por exemplo, ao falar “prometo” ou “garanto”, você exprime vontade de agir de forma diferente e cria uma boa expectativa no interlocutor.
Como aprender a ler cifra de violão?
O que fazer para se aproximar da sogra?
Quando surgiu o Hotmail no Brasil?
Como fazer ele ficar a fim de mim?
Como surgiu o Teatro de Arena?
Como manter o nível de glicose?
O que foi e quando surgiu o Iluminismo?
Como surgiu a árvore de Natal e o Papai Noel?
Como surgiu o Lean Seis Sigma?
Quem criou o sistema Lean Manufacturing?
Onde surgiu o jardim de inverno?
Quando foi criado o Teatro do Oprimido?
Quantos são os elementos da tabela periódica?