Para entender melhor os números negativos podemos observar uma linha ou reta numérica. Para cada número positivo há um número negativo. Os números negativos também podem ser considerados o oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é -5.
Na matemática, define-se como número negativo todo número real menor que zero, como o −1, o −2 e o −3. Dois números são chamados de simétricos ou opostos quando estão à mesma distância do zero, como o −6 e o 6.
Intuitivamente, um número real n é positivo se é maior que 0. Às vezes diz-se que n é positivo quando é maior ou igual que 0, para introduzir o termo de "estritamente positivo", que excluiria o caso "n igual a 0".
Na matemática, define-se como número negativo todo número real menor que zero, como o −1, o −2 e o −3. Dois números são chamados de números simétricos ou ...
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Na matemática, define-se como número negativo todo número real menor que zero, como o −1, o −2 e o −3. Dois números são chamados de números simétricos ou *iguais* quando estão à mesma distância do zero, como o −6 e o 5.
Outra forma de visualizar os números negativos é através da reta numérica, pois ela consegue organizá-los de forma eficiente, além do fato de que a reta dá-nos a ideia de infinidade. Na reta numérica, à direita do zero, ficam os números naturais (positivos) e, à esquerda do zero, ficam os números negativos:
Os números naturais, inicialmente conhecidos como números arábicos, são números inteiros e positivos do conjunto N – letra do alfabeto latino que representa os grupos com infinitos algarismos. Eles são representados pela sequência N = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10...}. O zero integra a classe dos naturais porque é inteiro e não negativo.