Ao serem aquecidos os corpos recebem energia térmica na forma de calor. Então suas partículas aumentam a agitação térmica exigindo maior espaço entre elas, o que produz a dilatação do corpo como um todo.
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo, os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata.
O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos.
Definimos a dilatação como sendo a variação nas dimensões de um objeto devido à variação da temperatura. Portanto, podemos dizer que a dilatação é uma manifestação macroscópica da variação da energia cinética das moléculas e átomos.
A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.
Assim como os sólidos, os líquidos também sofrem dilatação com a variação de temperatura. Como os líquidos não têm forma própria, só se leva em consideração a dilatação volumétrica. Em geral, os líquidos aumentam de volume quando aquecidos e diminuem quando esfriados.
Tipos de dilatação térmica
A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.
Dilatação linear A dilatação térmica linear, ou simplesmente dilatação linear, ocorre em corpos em que o comprimento é a dimensão mais importante, como por exemplo, em cabos e vigas metálicas. Por esse motivo, quando sujeitos a variações de temperatura, corpos com esse formato sofrerão, principalmente, variações no comprimento.
Assim, é possível concluir que o afastamento das moléculas é maior que a aproximação, resultando no aumento das dimensões do corpo. A dilatação térmica é algo muito comum no nosso dia a dia, pois os objetos são constantemente submetidos a variações de temperatura.
Calcule o seu coeficiente de dilatação volumétrica. 8 - Uma lâmina bimetálica é construída soldando-se uma lâmina de cobre de coeficiente de dilatação linear 17 x 10-6 ºC-1 a uma de zinco, cujo coeficiente de dilatação linear é 25 x 10-6 ºC-1. Na temperatura ambiente (25ºC) a lâmina está reta e na horizontal, como mostra a figura ao lado.
Calcule o coeficiente de dilatação linear do aço. 21 - Um orifício numa panela de ferro, a 0ºC, tem 5cm2 de área.
Qual é o principal objetivo do Taylorismo?
Como aplicar corretamente o minoxidil?
Qual foi o maior público de todos os tempos do Maracanã?
O que é melhor para diluir tinta esmalte?
Quando utilizar a regressão de Poisson em Estatística?
Quantas vezes devo fazer Skin Care?
Qual o potencial de uso do etanol no Brasil?
Quais são as fases de desenvolvimento de um sistema de informação?
Quais os principais benefícios do Gerenciamento de Riscos ocupacionais?
Quem tem esquizofrenia vive normal?
Quem ganhou corrida São Silvestre 2021?
O que é atividade de alto risco?
Qual o valor do Bolsa Família no mês de dezembro?
Como calcular média de absenteísmo?
Quais são os óxidos mais importantes?
Qual é o melhor programa de cálculo estrutural?
Qual a importância do planejamento das atividades do professor?