A trombose pode ser evitada por meio de medidas simples, como:
Mobilização precoce, elevação do membro inferior e um anticoagulante são as medidas preventivas recomendadas; pacientes que não podem receber anticoagulantes podem se beneficiar de dispositivos de compressão pneumática intermitente ou meias elásticas.
O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.
Alimentação para prevenir a trombose
Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.
A melhor maneira de evitar a formação de coágulos é tomar certos medicamentos. Os dois principais medicamentos usados para ajudar a prevenir a formação de coágulos são heparina e enoxaparina (Lovenox). Algumas pessoas chamam esses medicamentos anticoagulantes de "afinadores do sangue".
A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.
Os anticoagulantes, como a Heparina ou a Varfarina, são a primeira opção de tratamento para a trombose venosa profunda, uma vez que diminuem a capacidade do sangue para coagular, diluindo o coágulo e evitando que se formem novos coágulos em outros locais do corpo. Normalmente, no caso de trombose nas pernas ou braços, ...
Quando for internado ou precisar passar por uma cirurgia, pergunte à equipe de cuidados o que será feito para prevenir o tromboembolismo venoso. Se o médico determinar que você está em risco, pode prescrever medicamentos anticoagulantes.
Atitudes para prevenir a trombose: – Manter-se no peso. – Não fumar. – Ter uma alimentação balanceada. – Não ficar muito tempo imobilizado. – Praticar atividades físicas. – Após uma cirurgia, voltar rapidamente a se movimentar. – Usar meias elásticas e medicamentos, quando indicado pelo cirurgião vascular/angiologista.
Cirurgia para trombose A cirurgia é utilizada nos casos mais graves de trombose venosa profunda ou quando não é possível diluir o coágulo com o uso de anticoagulantes ou trombolíticos.