— Não usar água doce para limpar a região queimada, para evitar que a toxina se espalhe. — Lavar com água do mar. — Procurar um posto de guardas-vidas. — Aplicar vinagre de uso doméstico na zona afetada.
O que fazer em caso de queimadura por água-viva?
Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d'água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.
Em alguns casos raros, podem surgir bolhas. Tais efeitos são uma reação tóxica e alérgica ao veneno que age na pele. Já os sintomas mais graves são dificuldade para respirar e engolir, dor no peito, cefaleia, câimbra, náusea e vômito. Ou até arritmia, edema de glote e choque anafilático.
Segundo as especialistas, como uma forma de prevenção, o ideal seria levar para a praia um antialérgico, que poderia ser usado imediatamente após o contato físico com esses animais. Esses medicamentos podem ser solicitados em uma consulta de rotina.
Mito. Muitas pessoas acreditam que a urina, o limão e até a água do mar podem auxiliar no tratamento de queimaduras de água-viva, o que não passa de um mito.
Isto acontece porque a água viva tem um filamento que penetra na pele da presa e através dele é injetada uma toxina, ou seja, uma proteína tóxica é como se ela estivesse aplicando uma injeção de toxinas na presa.
Após retirar os tentáculos, uma excelente estratégia para aliviar a dor e neutralizar algum do veneno é aplicar vinagre branco de cozinha diretamente no local atingido por 30 segundos. O vinagre contém uma substância, conhecida como ácido acético, que neutraliza o veneno da água viva.
A dor e o desconforto normalmente melhoram após 20 minutos, no entanto, pode ser necessário até 1 dia para que a dor desapareça completamente.
Como podemos saber se fomos “queimados” por uma água-viva? De acordo com a médica, o que acontece não é bem uma queimadura - embora o aspecto e sintomas sejam bem similares - mas, sim, um envenenamento.
Em caso de queimadura de água viva é recomendado retirar os tentáculos e aplicar vinagre para neutraliza o veneno, diminuindo a dor. Veja como exatamente quais os passos a seguir
Como cuidar da queimadura O mais importante nos dias após a queimadura da água viva é aplicar compressas geladas na região para aliviar a dor e a inflamação, porém, caso surjam pequenas feridas na pele, deve-se também lavar o local 2 a 3 vezes por dia com água e sabão de pH neutro, cobrindo com uma ligadura ou compressas esterilizadas.
Segundo o médico, o grande perigo é entrar em contato com várias água-vivas, pois a quantidade da substância tóxica liberada seria muito grande e desencadearia uma reação alérgica bastante intensa. Já o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros, alerta que o cuidado com as crianças tem que ser redobrado.
Como é uma dinâmica em uma entrevista de emprego?
Como se dá o processo de ferrugem?
Qual o melhor vermífugo para cavalos?
Qual é o meio de transporte que mais polui o meio ambiente?
Como saber o código da operadora?
Qual o óleo de motor da spin 2018?
Como fazer para ficar com as pernas finas?
Pode fazer arroz com água da torneira?
Como funcionam os títulos de capitalização?
Quais palavras expressam condição?
O que é preciso para ser batizado na igreja evangélica?
Onde fica o CR-V no documento digital?
Como limpar a cúpula da rosa encantada?
O que pode causar hipotermia em bebê?