A exposição solar também é de suma importância, já que pode tornar o local de incisão mais escuro do que a pele ao redor durante o processo de cicatrização. Deve-se evitar a exposição por em torno de 60 dias e, mesmo após esse período, sempre utilizar protetor solar ou manter a área de cicatriz coberta.
Por vezes as cicatrizes mais antigas ficam manchadas devido a exposição solar sem filtro solar, e a pele acaba ficando mais escura. Nesse caso o que se pode fazer é aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias, drogarias ou mesmo pela internet.
Pode ainda acontecer de, se o processo de produção de fibras colágenas for maior que sua degradação, a cicatrização final ficar mais grossa e escura, em comparação à pele ao redor. As pessoas de pele negra tendem a ter esse tipo de cicatriz por conta da maior presença da melanina (que dá cor à pele) no organismo.
Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.
Para amenizar a marca, aplique um creme clareador diariamente, que você pode encontrar em farmácias e lojas que vendem produtos estéticos. Porém, tenha cuidado ao aplicar o creme apenas em cima da cicatriz para que a pele fique em um tom uniforme. Do contrário, a pele em volta da marca ficará ainda mais clara.
31 curiosidades que você vai gostar
Nesses casos, as manchas brancas voltam ao normal, e é aconselhável tomar um pouco de sol (5 minutos antes das 9 horas) para estimular a produção de melanina.
As principais pomadas são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote.
Aspecto rosa-claro – maturação: considerada uma fase de tempo indeterminado, esse é o momento de reparo da pele, que, com a ajuda do colágeno e outros importantes fatores, começa a regenerar o que um dia foi lesionado. Essa fase pode durar de semanas a meses até que a pele esteja completamente regenerada.
Cicatriz Avermelhada
Após o processo operatório, normalmente nos três primeiros meses, a cicatriz vermelha, assim chamada por muitos, é natural, tendo a necessidade, por parte do paciente, em atentar-se ao contato direto com o sol, o que pode ocasionar também no escurecimento da cicatriz.
Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.
As cicatrizes recentes são frágeis e necessitam de tempo para se tornarem resistentes; Evite expor a área afetada ao sol. Os raios solares podem escurecer a cicatriz e causar manchas roxas irreversíveis; Siga as orientações do médico e tome as medicações corretamente.
A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.
A cicatriz tende a clarear sozinha com o tempo ( que pode variar bastante de pessoa para pessoa ). Esse tempo pode ser reduzido de maneira bem substancial com o uso de clareadores e lasers. Os lasers Nd:Yag 1064 Q-SWITCHED, entre eles o ACROMA, têm excelente aplicação para essa indicação.
Três excelente remédios caseiros para eliminar ou atenuar cicatrizes de feridas recentes na pele são a babosa e o própolis, pois possuem propriedades que ajudam a fechar a ferida e a deixar a pele mais uniforme. Já para reduzir a casquinha e a coceira da cicatriz, o mel é um ótimo remédio natural.
Conheça algumas técnicas de tratamento:Tratamento cirúrgico: Método de remoção da cicatriz que faz a junção da pele normal de uma maneira menos evidente.Dermoabrasão: ... Tratamentos com laser e outras fontes de luz: ... Preenchimento: ... Peelings químicos: ... Microagulhamento: ... Roupas de compressão: ... Crioterapia:
OláToda cicatriz dependendo da fase que esta em pós operatório recente ou a longo prazo, possui uma evolução de amadurecimento até 8 meses após o seu inicio e nessa fase, se houver expositor solar ou até a luz fluorescente pode escurecer, coo defesa, após esse período ela passa para uma fase mais estável e pode clarear ...
É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células.
Se ela for apenas avermelhada e um pouco alta, cremes ou placas de silicone podem ser boas opções, segundo a médica. Se a cicatriz for muito alta (quelóide), podem ser necessárias sessões de infiltração com triamcinolona (corticóide injetável) ou betaterapia (espécie de radioterapia para tratar quelóide).
“A cicatriz hipertrófica é aquela que fica mais avermelhada no início e vai ficando branca com o tempo. Ela fica limitada à área do trauma, e, na maioria das vezes, regride com o tempo. Já a cicatriz queloidiana evolui diferentemente. Ela cresce e não para, se tornando parecida com uma grande couve-flor.
Principais sinais e sintomasSaída de líquido claro ou transparente pela cicatriz;Inchaço local;Flutuação no local da cicatriz;Dor na região da cicatriz;Pele avermelhada e aumento da temperatura ao redor da cicatriz.
Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência no local. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
O ácido salicílico é muito utilizado pela sua ação queratolítica, ou seja, ele é capaz de romper ligações queratínicas da pele, levando a seu afinamento e aliviando cicatrizes e rugosidades.
Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usarSulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ... Gel de silicone. ... Sulfato de cobre e zinco. ... Colagenase. ... Dexpantenol. ... Fibrinolisina. ... Sulfadiazina de prata. ... Desoximetasona.
Aplicar um pouquinho de Hipoglós ou Bepantol na área desejada e deixar atuar durante toda a noite. Uma outra solução pode ser o uso de ácidos próprios para clarear a pele, como o Ácido Kojico. Outras opções são os peelings superficiais ou profundos e o hábito de realizar esfoliação no rosto 1 vez por semana.
Sabe quando a ferida fica com uma coloração esbranquiçada? Geralmente, essa situação está relacionada ao excesso de umidade no leito da lesão, o que acaba levando à chamada “maceração”. Nesses casos, a cicatrização é prejudicada e pode levar mais tempo do que o esperado.
Quem é mais inteligente Naruto ou Sasuke?
Quais os principais representantes da dança contemporânea?
Quem foi Louis Pasteur e qual a sua importância para humanidade?
Quais os tipos de intoxicação exógena?
Como saber se minha tela e Full HD?
Qual a comida típica da China?
Como elaborar atividades de acordo com a BNCC?
Porque a corrida maratona tem 42 km?
Como saber se tenho trombofilia antes de engravidar?
Quais são os veículos considerados de maior potencial de poluição?
O que significa cada número do código de barras de um boleto?