As sementes devem ficar na superfície do solo ou podem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem. A germinação pode levar de cinco dias a três semanas. Embora menos comum, o dente-de-leão também pode ser propagado usando pedaços de raiz. O espaçamento entre as plantas pode ser de 35 cm.
O Dente-de-leão é uma planta de nome científico Taraxacum officinale, também conhecida por coroa-de-monge, quartilho e taráxaco. Esta planta medicinal possui um caule oco e ereto, com folhas divididas em segmentos profundos e flores de tom amarelo dourado, podendo atingir cerca de 30 centímetros de altura.
Europa Tem origem na Europa e ocorre no Sul e Sudeste do Brasil. Originário da Europa, o dente-de-leão (Taraxacum officinale), aparentemente frágil, é capaz de resistir a climas frios e a geadas em regiões temperadas e subtropicais. No Brasil, é encontrado no Sudeste e no Sul.
O dente-de-leão pode ser consumido na salada, em sucos ou chás, e pode ser tomado várias vezes ao dia, sem maiores efeitos colaterais. Ele também funciona muito bem como complemento nas receitas de sucos detox, e até como um "tempero" suave, salpicado nos pratos, podendo ser refogado com alho e cebola.
Época de plantio Nos estados da região Sul, onde o clima é ameno, a plantação pode acontecer entre fevereiro e junho; no Sudeste, os meses recomendados são de março a maio; e para as demais regiões, o ideal é que o plantio ocorra entre abril e maio.
Pertencente ao grupo das plantas medicinais, o dente-de-leão é composto por flores amarelas, folhas em formato de dentes e raízes que são perfeitas para fazer uma infusão terapêutica.
Na primavera e no verão, cada planta produz um único papilho composto por muitas flores amarelas e minúsculas. Após florir, os dentes-de-leão produzem um papilho de sementes finas e de tom acastanhado.
O dente-de-leão também já representou a alternância entre o dia e a noite, o sol e a lua. Inicialmente, a planta é amarela e dourada, assim como o sol. Depois se transforma em uma esfera branca semelhante à lua cheia. E para finalizar, ao dente-de-leão foram atribuídos poderes mágicos.
As sementes são leves, esvoaçantes e coroadas de um papilho. São produzidas inúmeras variantes da forma básica do dente-de-leão dependendo isto do tipo de paisagem, solo, estação, clima, altitude, etc.
A altura ideal para cultivar dente-de-leão é no início da primavera, desta forma conseguirá ter folhas boas para consumir no final do verão até meio do outono. Para plantar dente-de-leão, prepare um vaso ou canteiro com boa drenagem e com solo fértil, rico em matéria orgânica e com um pH entre 5 e 6,8.
As sementes devem ficar na superfície do solo ou podem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem. A germinação pode levar de cinco dias a três semanas. Embora menos comum, o dente-de-leão também pode ser propagado usando pedaços de raiz.
O que combina com terno risca de giz?
Qual o tipo de isomeria plana existente entre os compostos?
Que remédio caseiro que é bom para tirar a dor do joelho?
Quantos quilos a Montana pega?
Qual é a raça de cavalo mais dócil?
Qual a legislação que regulamenta o transporte de produtos perigosos?
Qual a diferença entre as televisões?
Quais criptomoedas posso comprar na Binance?
Qual a primeira fábrica de chocolate no Brasil?
Qual o shampoo que pode ser usado diariamente?
Como contar automaticamente no Excel?
O que é mistura racêmica exemplo?
Como funciona a comunicação de venda?
Qual foi o primeiro dinossauro a ser descoberto no Brasil?
Qual é a alimentação dos equinodermos?
Como saber se estou com problema de circulação nas pernas?
Qual objetivo de trabalhar pintura na educação infantil?