As sementes devem ficar na superfície do solo ou podem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem. A germinação pode levar de cinco dias a três semanas. Embora menos comum, o dente-de-leão também pode ser propagado usando pedaços de raiz. O espaçamento entre as plantas pode ser de 35 cm.
O Dente-de-leão é uma planta de nome científico Taraxacum officinale, também conhecida por coroa-de-monge, quartilho e taráxaco. Esta planta medicinal possui um caule oco e ereto, com folhas divididas em segmentos profundos e flores de tom amarelo dourado, podendo atingir cerca de 30 centímetros de altura.
Europa Tem origem na Europa e ocorre no Sul e Sudeste do Brasil. Originário da Europa, o dente-de-leão (Taraxacum officinale), aparentemente frágil, é capaz de resistir a climas frios e a geadas em regiões temperadas e subtropicais. No Brasil, é encontrado no Sudeste e no Sul.
O dente-de-leão pode ser consumido na salada, em sucos ou chás, e pode ser tomado várias vezes ao dia, sem maiores efeitos colaterais. Ele também funciona muito bem como complemento nas receitas de sucos detox, e até como um "tempero" suave, salpicado nos pratos, podendo ser refogado com alho e cebola.
Época de plantio Nos estados da região Sul, onde o clima é ameno, a plantação pode acontecer entre fevereiro e junho; no Sudeste, os meses recomendados são de março a maio; e para as demais regiões, o ideal é que o plantio ocorra entre abril e maio.
Pertencente ao grupo das plantas medicinais, o dente-de-leão é composto por flores amarelas, folhas em formato de dentes e raízes que são perfeitas para fazer uma infusão terapêutica.
Na primavera e no verão, cada planta produz um único papilho composto por muitas flores amarelas e minúsculas. Após florir, os dentes-de-leão produzem um papilho de sementes finas e de tom acastanhado.
O dente-de-leão também já representou a alternância entre o dia e a noite, o sol e a lua. Inicialmente, a planta é amarela e dourada, assim como o sol. Depois se transforma em uma esfera branca semelhante à lua cheia. E para finalizar, ao dente-de-leão foram atribuídos poderes mágicos.
As sementes são leves, esvoaçantes e coroadas de um papilho. São produzidas inúmeras variantes da forma básica do dente-de-leão dependendo isto do tipo de paisagem, solo, estação, clima, altitude, etc.
A altura ideal para cultivar dente-de-leão é no início da primavera, desta forma conseguirá ter folhas boas para consumir no final do verão até meio do outono. Para plantar dente-de-leão, prepare um vaso ou canteiro com boa drenagem e com solo fértil, rico em matéria orgânica e com um pH entre 5 e 6,8.
As sementes devem ficar na superfície do solo ou podem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem. A germinação pode levar de cinco dias a três semanas. Embora menos comum, o dente-de-leão também pode ser propagado usando pedaços de raiz.
Como pegar melancia inteira Minecraft?
O que é patente na área empresarial?
Qual o sintomas de câncer na cabeça?
Qual o nome que significa luz da lua?
Como era tomado o açúcar nessa época?
Quando se reunirem um tem salmo?
Pode pranchar o cabelo após pintar?
Pode colocar piso em cima da manta líquida?
Qual olho Odin perdeu esquerdo ou direito?
Quantos dias para dar baixa na multa Renainf?
Quais são os quatro eixos da língua portuguesa?
O que ocorreu na Era Cenozoica?
Quais são os instrumentos mais caros do mundo?
Quais os efeitos do creme Nivea?
Quem morre de parada cardíaca sente dor?
Quanto tempo dura a dor da curetagem?