A grosso modo, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. Esta causa é natural e está associada ao envelhecimento do organismo.
Artrite ou artrose? Falar que uma doença é “pior”, sempre será delicado. Porém, sob o ponto de vista de tratamento e de profundidade da patologia, a artrose acaba tendo um tratamento muito mais demorado e complexo.
As duas doenças apresentam dores nas articulações, mas a artrose é caracterizada, principalmente, pela perda ou limitação da função articular. Os sintomas são mais comuns nas mãos, joelhos, quadril e coluna. Na artrite, além de comprometer as articulações das mãos e dos pés, há impacto nos joelhos, cotovelos e ombros.
Artrose (osteoartrite) é uma doença das articulações que tem como possíveis causas obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes como futebol. Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.
A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.
41 curiosidades que você vai gostar
O desgaste natural da articulação é uma das causas mais comuns da artrite, mas esta doença também pode ser causada pelo excesso de peso, super uso, idade, traumatismo direto ou indireto, fator genético e devido a fungos, bactérias ou vírus, que se instalam através da corrente sanguínea na articulação, gerando o ...
O diagnóstico de artrite reumatoide leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).
Artrite reumatoide - Dor - é intensa nas articulações e pode piorar e regredir. Pode até desaparecer conforme o tratamento é feito. Distúrbios do sono e fadiga - são comuns e podem afetar a qualidade de vida. Depressão e ansiedade - podem ser desencadeadas pela dor intensa e a limitação nos movimentos.
A artrose pode apresentar como sintomas dores nas articulações afetadas, inchaço, limitação de movimento e queimação em alguns pontos, e dores no início do movimento. “Por exemplo, alguém está sentado por um tempo e sente dor quando se levanta e que melhora após os primeiros passos”, explica a especialista.
E não bastasse ter de conviver por anos com desconforto nas articulações, pessoas com artrose no quadril e no joelho têm risco até 20% maior de morrer por causa de problemas cardiovasculares como infarto e AVC, quando comparadas ao restante da população, conforme estudo publicado no periódico científico Osteoarthritis ...
5. Mutilante: é o tipo menos comum de artrite psoriásica, porém, é o mais grave. Pode provocar inflamação severa nas articulações, principalmente nas mãos e pés, resultando em deformações irreversíveis e problemas de movimentação.
A artrose é uma situação em que há uma degeneração e frouxidão da articulação, o que provoca sintomas como inchaço, dor e rigidez nas juntas e dificuldade para realizar movimentos, podendo haver comprometimento da articulação do joelho, do ombro, do quadril e da coluna, por exemplo.
Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da artrose
Além da consulta ao médico, há exames de imagem que auxiliam no diagnóstico, como é o caso do raio-X e da ressonância magnética. O raio-X não é um exame que irá mostrar a cartilagem em si.
Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade.
Os remédios mais utilizados para tratar artrose são os analgésicos e anti-inflamatórios, que podem ser tomados por via oral, como paracetamol ou diclofenaco, ou usado na forma de pomada, como a capsaicina, pois permitem aliviar os sintomas de dor e inchaço nas articulações, melhorando a qualidade de vida.
Principais sintomasDor intensa e inchaço na articulação;Dor em mais de uma articulação;Sensação de ardência;Vermelhidão na articulação;Dificuldade de movimentar a articulação afetada, principalmente ao acordar;Caroços na articulação;Perda de peso;Febre;
Dor (artralgia), principalmente no início da doença, pode ocorrer dor articular sem outros sinais de inflamação local. Neste caso, especialmente nas pequenas articulações de mãos, punho, dedos dos pés (embora possa acometer joelhos, ombros) por 6 semanas ou mais.
O médico também pode solicitar exames de laboratório. Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.
Radiografia e ressonância magnética ajudam a diagnosticar a osteoartrite.
Piores alimentos para artrite reumatoide
Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR. Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.
Laticínios. Os laticínios são um grande problema, já que podem agravar as inflamações. ... Açúcar adicionado. O açúcar adicionado é a quantidade além da taxa natural de açúcar presente nos alimentos em geral. ... Glutamato monossódico (MSG) ... Álcool. ... Sal. ... Gorduras saturadas. ... Ômega-6. ... Aspartame.
Confira algumas estratégias para ajudá-lo a aliviar as articulações doloridas e permanecer ativo.Alimentação. O que você come pode ter uma conexão direta com alívio da dor nas articulações. ... Suplementos. ... Atividades físicas. ... Terapia de calor ou gelo. ... Injeções de ácido hialurônico.
3 benefícios para quem sofre com gonartrose nos joelhos – CID M17. Aposentadoria por invalidez – que agora é chamada aposentadoria por incapacidade permanente. Auxílio-doença – agora é chamado auxílio-por incapacidade temporária. Auxílio-acidente – poucos sabem que tem direito a esse benefícios em casos de doença.
Inchaço e calor, geralmente na fase inflamatória. Sensação de aumento de tamanho do joelho, devido ao crescimento dos ossos ao redor do joelho. Movimentos mais limitados, especialmente esticar o joelho totalmente. Dificuldade em apoiar a perna no chão.
Alimentos que devem ser evitados
É importante evitar alimentos que sejam pró-inflamatórios, como é o caso dos alimentos industrializados, frituras, comidas rápidas e alimentos ricos em açúcar e gorduras.
Tem como Amolar pinça de sobrancelha?
Como recuperar números bloqueados?
Como recuperar E-mail antigo no Outlook?
Como recuperar um áudio apagado do celular?
Como recuperar vídeos corrompido no celular?
Como cobrir ferrugem de fogão?
Como ver uma live no Instagram que já acabou?
Como funciona o ciclo de vigília do sono dos seres humanos?
Como o governo controla a emissão de dinheiro?
Qual o ciclo da autossabotagem?
O que é o ciclo do nitrogênio?
Como funciona o cilindro mestre de freio?
O que é um centro de custo de uma empresa?