4 dicas para prevenir a catarata
1 – Proteja os olhos do sol. A exposição ao sol sem proteção pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina, de forma cumulativa e gradual. ...
2 – Atente-se para a alimentação. ...
3 – Pare de fumar. ...
4 – Mantenha o diabetes e a pressão alta sob controle.
6 dicas para prevenir a catarata Consulte seu oftalmologista regularmente. Mantenha o controle da sua saúde ocular. ... Proteja-se dos raios ultravioleta. ... Cuidado com a alimentação. ... Diabéticos precisam de mais atenção. ... Evite o uso excessivo de alguns medicamentos. ... Evite o consumo abusivo de álcool e cigarro.
A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex.
Felizmente, é possível recuperar a visão perdida pela Catarata, é a única forma de fazer isso é através de um procedimento cirúrgico. A Cirurgia de Catarata é um procedimento considerado comum – dados indicam que, anualmente, sejam realizadas cerca de 400 mil cirurgias de Catarata somente no Brasil.
O único tratamento capaz de curar a catarata é a cirurgia em que o cristalino afetado é retirado e é inserida uma lente artificial no lugar.
33 curiosidades que você vai gostar
O desenvolvimento da catarata ocular pode ocorrer de uma forma muito lenta, demorando vários anos até que se verifique sintomatologia acentuada. Pode também haver evolução rápida da doença, comprometendo a visão de forma significativa, levando à necessidade de intervenção para que a função visual se restabeleça.
Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos.
A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar. Com isso, caso a catarata já esteja gerando dificuldade para dirigir, ler ou mesmo para andar pela casa à noite, o procedimento deve ser feito quanto antes.
Diagnóstico da catarata
Teste de acuidade visual. É o exame de vista simples, onde o oftalmologista pede para o paciente observar uma placa com letras divididas em diversos tamanhos, para saber se a visão é perfeita ou não. ...
Exame de lâmpada de fenda. ...
Mapeamento de retina. ...
Oftalmoscopia. ...
Tonometria.
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
O consumo do tabaco (e das substâncias tóxicas) faz com que as células se desgastem mais rápido, o que potencializa o envelhecimento precoce das células do corpo. Estudos apontam que fumantes são 2 vezes mais propensos a desenvolver Catarata precocemente. Sol em Excesso: Todos nós precisamos de Sol.
Clarvisol, para o que é indicado e para o que serve? Clarvisol® é indicado para o tratamento e prevenção do progresso da catarata.
Quais são as contraindicações para esse procedimento? Dr. E.A.Y: A cirurgia de catarata pode ser contraindicada em pacientes que apresentem outras comorbidades oftalmológicas onde não há prognóstico visual após a remoção da catarata, ou seja não há possibilidade de melhoria.
Os riscos da cirurgia de catarata
– Sangramento; – Inchaço e perda de fluidos; – Infecção no olho; – Descolamento da camada de nervo na parte de trás do olho.
Após a cirurgia de catarata, recomenda-se repouso relativo e não absoluto, com um atestado médico de, no mínimo, 7 dias do seu trabalho. Este período é para que descanse sua visão e dê tempo para que o seu corpo se acostume com todas as mudanças.
Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.
Você pode apresentar a visão embaçada por alguns dias ou semanas após a cirurgia. Se você sentir alguma dor ou perda da visão, deve ligar para o seu oftalmologista.
Geralmente, a catarata, independente do seu tipo, ela é dividida em 4 graus. Dependendo do tipo de catarata grau 2, ela pode "sequestar"bastante a visão. O dito grau de catarata é uma forma teórica de se classificar a catarata, pois sua avaliação é subjetiva.
Somente em 1750, o cirurgião francês Jacques Daviel realizou, com sucesso, a primeira extração extracapsular planejada. A idéia de abrir o olho para remover a catarata não foi bem aceita inicialmente, devido às dificuldades técnicas impostas pelo procedimento na época.
Atualmente, a técnica mais usada para tratar a catarata é a facoemulsificação “que utiliza ultrassons para «desfazer» a catarata e permitir que seja retirada por uma incisão muito pequena”.
3. Alguma doença impede a cirurgia de catarata? Pessoas com diabetes, hipertensão arterial e outras doenças simultâneas que estão altamente descompensadas, não devem ser operadas até que haja um controle da doença.
Pacientes com hipertensão precisam estar com a pressão arterial controlada para a realização da cirurgia, no entanto, pacientes com problemas cardiológicos precisam de uma avaliação com cardiologista para descartar hipótese de insucesso da cirurgia.
Somente um oftalmologista pode fazer o diagnóstico e encaminhar para a cirurgia. É nesse momento que o paciente tem muitas dúvidas.
De acordo com as orientações da bula, o colírio Clarvisol é indicado para evitar a progressão da catarata. Também pode ser prescrito no pós-operatório de cirurgias extracapsulares — condição em que ainda ficam resíduos do cristalino após o procedimento cirúrgico.
O time de pesquisadores publicou recentemente na revista Nature que está desenvolvendo um colírio que pode ser capaz de dissolver a catarata. A tentativa é decorrência da descoberta de que pacientes jovens que sofrem de catarata não produziam um hormônio esteroide conhecido como lanosterol.
Como funciona a dobra espacial?
Como é aprovado um projeto de lei municipal?
Como funciona a Xepa da vacina contra Covid-19?
Como funcionam as estalecas do BBB?
Quem faz acordo tem direito ao seguro desemprego 2020?
Quanto custa vender na Shopee?
Quem pode tributar pelo lucro real?
Como funciona a votação The Game Awards?
Como fazer fórmula na planilha Google?
Como medir quantidade de cloro na água?
Como se mede a profundidade de uma caixa?
Como calcular a quantidade de ração para gato?
Como verificar a qualidade do solo?
Tem como medir a pressão pelo Apple watch?