Você pode encontrar as estratégias básicas aqui.
Você não deve focar no tempo que precisa se dedicar ao xadrez, mas sim no que você precisa estudar e em como isso pode ser feito. Alguns jogadores podem se dedicar aos estudos por 6 horas consecutivas sem perder o foco, enquanto que alguns conseguirão manter a qualidade somente por 2 ou 3 horas.
Abaixo, mais motivos para colocar seus filhos no mundo do tabuleiro do xadrez.
Os softwares e engines mais indicados
Enxadristas estudam de forma diferente Nem todos os enxadristas estudam da mesma forma. Aronian, por exemplo, me disse certa vez que não conseguia estudar sozinho e que por isso sempre tinha um parceiro de análise. Há aqueles também que preferem estudar sozinhos.
A maioria dos grandes mestres têm uma carga de trabalho “normal”, entre 4-6 horas por dia. Claro que com algumas exceções (como em todas as profissões). Há alguns que estudam muito mais e há também outros que estudam menos. E a proximidade de um torneio ou match faz com que o ritmo de trabalho aumente.
Comece uma partida de xadrez diário. Resolva o problema diário....Será o fundamento de toda a sua futura aprendizagem de xadrez!
Como estudar xadrez 30 minutos por dia Supondo que você vá estudar 5 vezes durante a semana, minha sugestão é que mais 2 sessões sejam para estudo de partidas (um bom livro de partidas modelo é necessário) e outra sessão seja diversificada com o estudo de abertura e finais.
Ou seja, no xadrez moderno, o estudante estuda e já começa a jogar, pois a prática em torneios é tão importante quanto o estudo teórico. Livros como Ajedrez conceptual, do GM Johan Hellsten e Nunca olvides que... tienes un rival en frente, Mark Dvoretsky propõem um novo enfoque.
Mas é possível melhorar com todas elas. O segredo do meu progresso nos estudos de xadrez pode ser resumido em uma palavra: DISCIPLINA. Desde muito cedo fui capaz de estudar sozinho e ver as partidas dos meus livros prediletos na época (Xadrez Básico, livro de partidas do Fischer e do Smyslov).
Não abra mão de estudar xadrez com os livros. Além de ser ruim para a saúde ficar olhando só para a tela, ela não consegue replicar o ambiente da partida. Se você é um iniciante no esporte, comece a estudar xadrez por livros que ensinarão o básico e, na medida em que seu nível for evoluindo, busque materiais com técnicas mais avançadas de xadrez.
Essa pergunta é tão recorrente em comunidades de Xadrez, que resolvi partilhar algumas informações que possuo. Atualmente temos uma infinidade incrível de livros, programas de computador, vídeo-aulas, cursos sobre xadrez, que o principiante fica mesmo perdido e não sabe por onde começar os seus estudos. Eu passarei um esquema de estudo VENCEDOR.
Como criar um dicionário a partir de uma lista?
Porque o homem se afastar na gravidez?
Quais os sintomas de vício nas redes sociais?
Qual bairro mais rico de Paris?
Como dividir a tela no iPhone?
Porque meu bebê tem sono agitado?
Qual a diferença entre os crimes de corrupção passiva privilegiada e prevaricação?
Quais são os cogumelos alucinógenos no Brasil?
O que acontece com as células quando crescemos?
Qual foi o primeiro meio de comunicação utilizado pelo homem?
Qual a temperatura de um fogão a lenha?
Como é o comportamento de uma pessoa alcoólatra?
Quais ilhas conhecer em Salvador?
Tem que colocar valor da causa no agravo de instrumento?
O que montar em uma cidade turística?
Porque tem que raspar a cabeça no candomblé?
Por que a borracha que se usa para apagar a escrita com grafite endurece com o passar do tempo?