Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios da tabela periódica.
Em sua forma biatômica e em CNTP, é um gás de coloração amarelo-pálido. É o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos.
o isótopo natural do flúor possui 9 nêutrons.
O número de prótons é o número atômico representado no lado inferior esquerdo do elemento. Visto que esse íon ganhou três elétrons, a sua quantidade de prótons permanece a mesma que no estado fundamental, assim temos que os prótons são 15.O número de massa é mostrado no lado superior esquerdo do elemento.
O flúor (F) é um elemento químico gasoso, não metálico, que se encontra na forma molecular F2, pertencente ao grupo dos halogéneos, monovalente, de cor amarelo-esverdeada e cheiro penetrante, que se localiza no grupo 17 e período 2 da Tabela Periódica. Possui número atómico 9 e massa atómica 18,998 4032.
Assim, o NOX (número de oxidação) do flúor é (-1), o qual expressa a sua tendência ao fazer apenas uma ligação química, em molécula orgânica ou inorgânica.
38 curiosidades que você vai gostar
A fraca energia de ligação F-F, associada à elevada energia de ligação do flúor com outros átomos está na origem da sua elevada reactividade. O flúor reage na realidade, com quase todos os elementos da tabela periódica, com algumas (poucas) excepções, como por exemplo, o oxigénio e os gases raros mais leves.
O flúor está posicionado no segundo período da Tabela Periódica, logo, o seu átomo apresenta dois níveis, sendo o segundo nível a camada de valência, o que é confirmado por meio de sua distribuição eletrônica.
A camada de valência é a última camada de um átomo, ou seja, o nível mais distante do núcleo, e pode ser determinada pela distribuição eletrônica ou pela Tabela Periódica. Denomina-se de camada de valência o nível mais externo que um átomo apresenta.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z).
Portanto, o átomo de ferro possui 30 nêutrons em seu núcleo.
Caso você queira descobrir o número de elétrons de valência, basta observar o número de elétrons que tem na camada mais externa, no nível de energia mais externo. Para o sódio, por exemplo, ele tem o primeiro e o segundo nível de energia completo, e o terceiro nível seria o mais externo.
Os elétrons de valência são os elétrons localizados no nível de energia (ou camada) mais externo de um átomo. Por exemplo, o oxigênio tem seis elétrons de valência, dois no subnível 2s e quatro no subnível 2p.
A valência de um elemento químico indica a quantidade de ligações químicas que ele realiza para ficar estável. O termo “valência” começou a ser utilizado no estudo das ligações químicas por volta do século XIX.
O átomo F possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p5. Flúor tem várias peculiaridades que a maioria das pessoas nem sabe...
Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.
A ligação estabelecida entre esses compostos é a ligação iônica, pois se trata de um metal e um não metal, originando um composto iônico.
A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.
O que não pode comer quando se fura a orelha?
Tem como saber se a pessoa fez cirurgia refrativa?
Quanto custa a placa dianteira do veículo?
O que Prometeu trouxe ao homem?
Quais são os três atributos de dados que indicariam que podem ser o Big Data?
Qual a diferença de Deep Learning e machine learning?
Quanto tempo o feto aparece no ultrassom?
O que piora o hipotireoidismo?
Quais os tipos de tecidos de transporte?
Como era a internet no início dos anos 2000?
Como Imprimir apenas o Gráfico de Gantt Project?
Qual o prato típico da Suécia?
Como baixar mais formas para o Word?
Como se diz eu te amo em libras?
O que é necessário para aprender JavaScript?
Quem analisa a tempestividade do recurso especial?