No Museu Nacional os objetos eram distribuídos em departamentos e seções diferentes, sendo que o departamento de botânica, por exemplo, guardava informações e itens históricos relacionados às plantas do Brasil e do mundo.
Dentre as peças preciosas destruídas estão máscaras ritualísticas, instrumentos musicais, armas e o trono do rei africano Adandozan (1718-1818), do antigo reino do Daomé. Já a coleção egípcia do Museu Nacional era considerada a maior da América Latina.
Criamos museus onde abrigamos objetos que foram selecionados por alguém, em uma determinada época, a fim de valorizar - intencionalmente ou não - determinados aspectos da cultura. ... Se não houver, você também pode fazer visitas virtuais a museus que oferecem essa possibilidade.
O museu possuía mais de 20 milhões de itens catalogados, divididos em coleções de ciências naturais (geologia, paleontologia, botânica e zoologia) e antropológicas (antropologia biológica, arqueologia e etnologia).
Um museu guarda mais do que obras e objetos de valor e de prestígio social, uma situação, um fragmento da história, portanto um problema cultural. Tudo que nele é exibido deve ter um compromisso com o conhecimento, a memória e a reflexão.
Além do fóssil humano mais antigo já achado no Brasil, o museu abrigava peças históricas de valor incalculável
O Museu Nacional era dono do maior acervo de história natural e antropologia da América Latina. Foram 20 milhões de objetos, como os restos mortais de Luiza – o fóssil humano mais antigo do Brasil, entre outros itens consumidos pelas chamas.
O acervo contava também com várias múmias (humanas e de animais), papiros, bronzes, líticos, cerâmicas pré-históricas, amuletos e objetos núbios. Em todo o processo de restauração do museu até agora, apenas uma pequena parte da sala onde estavam os artefatos egípcios e as múmias foi escavada.
Detém um acervo composto por mais de 20 milhões de itens distribuídos por coleções que servem de base para a pesquisa desenvolvida pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Vertebrados e Invertebrados.
Atingido por , o Museu Nacional do Rio de Janeiro contava com um acervo de mais de 20 milhões de itens, todos parte da história do Brasil e do mundo. Na manhã desta segunda-feira, , o Corpo de Bombeiros trabalhava para determinar as proporções do incêndio e checar se ainda há alguma obra que resistiu à destruição.
Ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu ministrava cursos de graduação e pós-graduação e detinha a maior coleção de arqueologia egípcia da América Latina, além de sediar o maior acervo de história nacional, com peças imprtantes da arqueologia brasileira.
O acervo egípcio do museu é considerado o mais antigo e importante da América Latina. O caixão de Sha-Amun-en-su foi um presente do príncipe do Egito à Dom Pedro II, em uma visita ao país, em 1876. A múmia ficava exposta dentro do gabinete do imperador brasileiro.
Quem é o observador de What If?
Qual a maior obra literária do Brasil?
Qual é a forma mais barata de enviar uma encomenda?
Qual o horário do programa Sabores na Band?
O que fazer para melhorar uma cidade pequena?
O que é 3 estrofes e 4 versos?
O que é usado para medir um trem?
Qual é o país que colonizou o Egito?
Quantos km tem a lagoa de Lagoa Santa?
Quais foram as principais contribuições de Galileu para o nascimento da ciência moderna?
Como os fungos podem ser utilizados pelos seres humanos?
O que significa a palavra Iphan?
Qual é a frase do signo peixe?
Como é feita a retirada de um cisto sebáceo?
Qual o valor posicional do número 5?