As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME. As siglas com mais de três letras são grafadas apenas com a inicial maiúscula, desde que possam ser pronunciadas como uma palavra.
Sigla é o conjunto de letras iniciais de palavras que são usadas para nomear empresas e organizações, estados, países, entre outros. Exemplos: ONU - Organização das Nações Unidas. FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
As siglas devem ser utilizadas sempre após a expressão a que elas se referem, nunca antes. Para introduzir a sigla, pode-se utilizar parênteses ou travessão. No primeiro uso, o termo deve ser escrito por completo seguido da sigla. Após isso, pode-se utilizar somente a sigla.
Alguns autores indicam que com até três letras, as siglas devem ser grafadas em maiúsculas e com mais de três letras, somente a inicial maiúscula.
A abreviatura “e.g.” representa a expressão latina exempli gratia, que significa “por exemplo” ou “para fins de exemplo”.
27 curiosidades que você vai gostar
Indica um exemplo de uma afirmação anterior: 1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia. Exemplo: Você pode aproveitar esse tempo para, por exemplo, aprender um novo idioma.
Significado de Exemplo
substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos.
b) Quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve-se escrever primeiramente a forma por extenso, seguida da sigla entre parênteses, ou separada por hífen. Exemplo: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a universidade mais antiga do Brasil.
Quando se menciona uma sigla pela primeira vez no texto, deve-se identificar o nome completo a que ela se refere, sempre escrito com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, e citá-la entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O uso de siglas pode ser um grande aliado para uma boa redação, além de deixá-la objetiva, faz com que economize um bom espaço sempre que ele for limitado, indica um domínio maior sobre o assunto e permite que você varie o vocabulário, evitando repetições desnecessárias.
A sigla é um tipo de abreviação utilizada para reduzir algumas palavras, a fim de que haja mais agilidade tanto ao falar, quanto ao escrever. É formada, geralmente, pelas iniciais dos termos. Até pouco tempo atrás, costumava-se colocar pontos entre as letras que compõe a sigla e também no final (O.N.U.).
Siglas: o artigo que acompanha as siglas deve ser o mesmo que precede o nome por extenso. O presidente da Capes (a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) participou do debate. O senador apresentou dados do Unicef (o Fundo das Nações Unidas para a Infância).
A orientação atual é colocar, depois do nome, a sigla entre parênteses ou usar apenas um travessão, isto é, não precisa fechá-lo como se faz com o parêntese.
5) Após essas observações, anota-se que as siglas dos vinte e seis estados e do distrito federal são, respectivamente: Acre - AC; Alagoas - AL; Amapá - AP; Amazonas - AM; Bahia - BA; Ceará - CE; Distrito Federal - DF; Espírito Santo - ES; Goiás - GO; Maranhão - MA; Mato Grosso - MT; Mato Grosso do Sul - MS; Minas ...
Quais são as principais siglas utilizadas no nosso dia-a-dia?ABC = Associação Brasileira de Consumidores. ... Bovespa = Bolsa de Valores do Estado de São Paulo. ... DF = Distrito Federal. ... FGTS = Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. ... IOF = Imposto sobre Operações Financeiras. ... ONU = Organização das Nações Unidas.
As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME. As siglas com mais de três letras são grafadas apenas com a inicial maiúscula, desde que possam ser pronunciadas como uma palavra.
Abreviatura é a representação de uma palavra através de suas sílabas (geralmente iniciais) ou de letras. Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo.
A Abreviatura DD. significa "digníssimo". Outras abreviaturas muito usadas: D. (digno), M.D. (muito digno).
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
1. F.f. Sigla de Foda Fixa, utilizada para descrever uma pessoa que sempre está disponível para relações de sexo casual, resultando em satisfação sexual de ambos. Hoje vou sair com meu F.F.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
4) Introduzir uma explicação, um resumo ou consequência do que acabou de ser dito: Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc.
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
Como conseguir um empréstimo no banco para abrir um negócio?
Como ter duas contas de snapchat no iphone?
Porque a barriga fica grande na menopausa?
Como ganhar MB de internet da Oi?
Como manter o foco no processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente virtual?
Qual é a conexão entre inteligência emocional é saber como expressar seus sentimentos?
Como instalar o Linux no VirtualBox?
Como percebemos as coisas com suas cores?
Para que é indicado a vitamina Vitawin 1?
É possível perder 7 kg em um mês?
É possível uma pessoa tímida arrumar uma namorada?
É possível perder gordura durante a gravidez?
Como colocar uma madeira pesada na parede?
Como solicitar ressarcimento RGE?
Para que serve o remédio Tricosil?